Notícias | 23 de fevereiro de 2011 15:52

Centro Cultural do Poder Judiciário realiza mais uma visita teatralizada nesta quarta-feira

O Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) do Tribunal de Justiça promoverá nesta quarta-feira, dia 23, a penúltima visita teatralizada antes do carnaval, quando o público poderá percorrer o Palácio da Justiça em dois horários, às 16h e às 18h. A distribuição de senhas continua acontecendo 15 minutos antes de cada visitação, e o evento faz parte do programa “Por dentro do Palácio”, que acontece todas as quartas-feiras, desde o dia 12 de janeiro.

A forma descontraída e divertida de contar um pouco da nossa história, através do personagem Ruy Barbosa, interpretado pelo ator Eduardo Diaz, tem atraído pessoas de todas as idades. O CCPJ-Rio está localizado na Rua Dom Manuel 29, térreo, no Centro da cidade. O número total de participantes, por sessão, é de 40. A última visitação ocorrerá no próximo dia 2 de março. A entrada é franca.

Visita ao Rio antigo

A visita dura 50 minutos e começa pela fachada principal do pórtico de entrada do prédio, com Ruy Barbosa se apresentando e falando um pouco sobre o Rio antigo e a área do entorno do edifício. Os visitantes irão conhecer um pouco do Palácio da Justiça, que está inserido no núcleo urbano da Praça XV, prximo ao local onde existiu o Morro do Castelo e também a Praia de Dom Manuel, que foi a porta de entrada da cidade por mais de dois séculos.

O visitante terá ainda a oportunidade de conhecer outros pontos nobres do Palácio, tais como: o Salão dos Passos Perdidos, o Salão Histórico do 1º Tribunal do Júri, o Tribunal Pleno, a Câmara Isolada, o Salão dos Espelhos, o Salão Nobre, além da sala do acervo de figurinos do “Teatro na Justiça” e a sala multiuso, projetada especialmente para receber peças de teatro, recitais de música, vídeos e palestras.

O número inicial de visitantes do “Por dentro do Palácio” era de 30, mas devido ao grande sucesso de público foi ampliado para 40, e a visitação, dividida em dois horários. O texto e a direção são de Rafael Ribeiro, que escolheu frases que sintetizam a dimensão do pensamento do conceituado abolicionista, como: “Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte”.

Para Silvia Monte, diretora do CCPJ-Rio e idealizadora do programa, o personagem Ruy Barbosa, como cicerone, “reúne a fantasia e a credibilidade necessárias para que o “Por dentro do Palácio” se torne, ao mesmo tempo, divertido e informativo”. Ela comentou também que a escolha do jurista foi por ele ser um ícone do Direito e uma grande personalidade da nossa História.

Mais informações pelo site www.tjrj.jus.br (Institucional/Centro Cultural-CCPJ-Rio) ou pelos telefones 3133-3366/3368.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro