Notícias | 16 de fevereiro de 2011 14:20

Centro Cultural do Poder Judiciário realiza mais uma visita teatralizada ao antigo Palácio da Justiça

O Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) do Tribunal de Justiça do Rio realizará hoje, dia 16, mais uma visita teatralizada ao antigo Palácio da Justiça, na companhia do nobre jurista Ruy Barbosa. O programa “Por dentro do Palácio” continua dividido em dois horários: às 16h e às 18h, com a distribuição de senhas ao público ocorrendo quinze minutos antes de cada visitação. O número total de participantes por sessão é de 40. A entrada é franca.

O evento, que mostra de forma descontraída e divertida um pouco da história da Justiça, acontece todas às quartas-feiras até o carnaval. As próximas datas de visitação são: 23 de fevereiro e 2 de março. O CCPJ-Rio fica na Rua Dom Manuel, 29, térreo, no Centro do Rio.

Antigo Palácio da Justiça

A visita dura 50 minutos e começa pela fachada principal do pórtico de entrada do antigo Palácio da Justiça, com o jurista Ruy Barbosa, interpretado pelo ator Eduardo Diaz, se apresentando e contextualizando com o Rio antigo e a área no entorno do prédio. O visitante terá, na ocasião, a oportunidade de conhecer vários pontos nobres do lugar, entre eles, o Salão dos Passos Perdidos; o Salão Histórico do 1º Tribunal do Júri; o Tribunal Pleno; a Câmara Isolada; os Salões dos Espelhos e o Salão Nobre.

Outro ponto interessante de se visitar é a sala do acervo de figurinos do “Teatro na Justiça” e a sala multiuso, que foi projetada especialmente para receber peças de teatro, recitais de música, vídeos e palestras.

O programa “Por dentro do Palácio” começou em 12 de janeiro deste ano. O número inicial de visitantes era de 30, no entanto, devido ao grande sucesso de público, foi ampliado para 40 e a visitação dividida em dois horários. Desde então, a visita tem sido procurada por crianças maiores de sete anos, jovens e adultos. O texto e a direção são de Rafael Ribeiro, que escolheu frases que sintetizam um pouco do pensamento do renomado advogado, tais como: “Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte”.

Para Silvia Monte, diretora do CCPJ-Rio e também idealizadora do programa, o personagem Ruy Barbosa, como cicerone, reúne “a fantasia e a credibilidade necessárias para que o ‘Por dentro do Palácio’ se torne, ao mesmo tempo, divertido e informativo”. Ela contou ainda que a escolha do jurista se deu pelo fato de ele ser um ícone do Direito e uma grande personalidade da nossa História.

Outras informações podem ser obtidas no site www.tjrj.jus.br (Institucional/Centro Cultural-CCPJ-Rio) ou pelos telefones 3133-3366 e 3133-3368.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro