Brasil | 09 de setembro de 2016 14:30

Carmén Lúcia toma posse como presidente do STF segunda-feira

carmen-lucia-600x408

Pelos próximos dois anos, a ministra Carmén Lúcia será a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia de posse será nesta segunda-feira (12), às 15h. Dias Toffoli assumirá como vice-presidente.

Cármen Lúcia foi indicada para o Supremo em 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na vaga deixada por Nelson Jobim. Foi a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é a segunda a presidir o STF – a primeira foi a ministra Ellen Gracie, no biênio 2006-2008.

Ela substitui o ministro Ricardo Lewandowski. Cármen Lúcia chega com experiência em administração judicial. Já presidiu a 1ª Turma do STF e o Tribunal Superior Eleitoral, chefiando as eleições municipais de 2012.

Em sua última sessão da Segunda Turma, a ministra falou como irá comandar o novo cargo e defendeu a união do Poder Judiciário. “O Supremo é um só. O Poder Judiciário no Brasil tem que voltar a ser um só, hoje são vários. Acho que, juntos, somos muito mais”, afirmou.

Na posse, Carmén Lúcia quebrará o protocolo do Supremo e não haverá a tradicional festa de recepção aos convidados.

Biografia
Cármen Lúcia Antunes Rocha é natural de Montes Claros (MG). É bacharel em Direito pela PUC Minas (1977), mestre em Direito Constitucional pela UFMG e especialista em Direito da Empresa pela Fundação Dom Cabral.

Oriunda da advocacia, foi procuradora do estado de Minas e ministra e presidente do TSE. Desde 2014, ocupa a vice-presidência do Supremo, além de ser professora de Direito Constitucional da PUC Minas.