Brasil | 21 de agosto de 2017 13:10

Cármen Lúcia diz que Judiciário do Rio dá exemplo na questão da violência doméstica

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, declarou nesta segunda-feira (21), por vídeo, que o Judiciário fluminense tem “dado exemplo”, ao tomar “providências muito inovadoras” na questão da violência doméstica. Impedida de vir ao Rio por causa das condições climáticas, ela saudou as autoridades e participantes da solenidade de abertura da oitava edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que acontece até a próxima sexta-feira (25).

“O Judiciário do Rio tem dado exemplo do que é preciso fazer para que a gente responda de maneira eficaz, eficiente, mais prestimosa, mais rápida, à demanda que é feita pelas mulheres que sofrem com a violência. Sou muito grata a cada um dos juízes, que demonstram um grau de humanidade que honraria o Judiciário de qualquer lugar do mundo”, afirmou a ministra.

Para a presidente do STF, os “valorosos” magistrados do Estado do Rio mostram estar “comprometidos” em “dar resposta à sociedade sobre essa questão tão grave, como é a violência contra a mulher”. Essa característica do trabalho judicial realizado no Estado do Rio, acrescentou ela, “exige de cada um de nós não apenas a função tradicional de um juiz, de solucionar os processos, mas, especialmente, recriar um Judiciário no sentido de também responder para prevenir todos os atos de violência”.

Cármen Lúcia lamentou não ter conseguido embarcar de Brasília para o Rio ao amanhecer desta segunda-feira.

“Eu gostaria realmente de estar presente. A impossibilidade se deveu a circunstâncias que fogem totalmente a nossa ação: falta de condições de pouso no Rio de Janeiro. Desejo a todos os juízes uma ótima semana de trabalho. Saibam que durante todo o tempo estarei com os senhores para que juntos possamos fazer muito mais”, anunciou a ministra.

Leia mais: Semana contra a violência doméstica é lançada no Rio de Janeiro