Notícias | 06 de agosto de 2012 17:31

Associados debatem sistema de informática do TJ-RJ na Amaerj

A Amaerj deu início, nesta segunda-feira (6), ao Ciclo de Debates Institucionais sobre o Sistema de Informática do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A mesa foi composta pelo presidente da Associação, Cláudio dell’Orto, pela juíza Márcia Correia Hollanda, da Coordenadoria de Defesa de Prerrogativas e Direitos dos Magistrados da Amaerj, e pelo juiz Fábio Porto, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal. A Amaerj promoveu o debate entre os associados, no auditório Desembargador Renato de Lemos Maneschy, com o objetivo de melhorar o atual sistema de Informática do TJ-RJ. “Não adianta tirar a burocracia do papel e passá-la para o sistema. Temos que mudar o conceito, precisamos dar maior celeridade aos processos”, disse Dell’Orto.

O juiz Fábio Porto fez uma apresentação explicativa sobre o sistema para os associados. O magistrado mostrou a evolução da informática do Tribunal, apresentou um panorama da Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTEC) e da situação do momento, e fez uma projeção para os próximos anos. De acordo com o juiz, existem três desafios no sistema do TJ-RJ: a implantação de uma governança de Tecnologia da Informação, a adequação aos novos requisitos públicos e a melhoria na qualidade dos serviços.

Juiz Fábio Porto explica sistema de informática do TJ-RJ para associados

Segundo o juiz auxiliar da Presidência, o Tribunal está tendo dificuldades em aperfeiçoar o sistema. “Estamos construindo um avião em pleno voo. Passamos por um momento de caos e precisamos melhorar. Nós (juízes) somos o Poder Judiciário e devemos ajudar, apontar os erros sem medo. Sabemos que o sistema tem mazelas que afeta a todos e, por isso, precisamos melhorá-lo juntos”, afirmou o magistrado, que se colocou à disposição dos associados para esclarecimentos e demandas.

Fábio Porto informou que o TJ-RJ vai criar um comitê de informática em cada competência e sugeriu que um representante da Amaerj integre o comitê. A sugestão do magistrado e outras questões sobre o sistema serão debatidas no próximo debate. A data do debate será definida em breve.

O evento foi transmitido ao vivo, através do site da Amaerj. O vídeo com a íntegra do debate será disponibilizado em breve.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj