Notícias | 25 de maio de 2012 18:04

Amaerj promove visita à Academia Militar das Agulhas Negras

A Amaerj realiza no mês de julho, nos dias 6 e 7, uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras – Aman. O passeio terá toda infraestrutura oferecida pelo Exército Brasileiro, como transporte, alimentação e hospedagem. O roteiro do passeio inclui visita à cidade de Penedo, tour pela Aman, acompanhamento da grandiosa cerimônia de Formação dos Cadetes e Almoço do Comandante.  O passeio é uma oportunidade para o magistrado e os seus familiares conhecerem uma das mais suntuosas instalações do Exército Brasileiro, com diferenciais arquitetônicos que se sobressaem. O passeio também proporciona contato com a natureza, já que a Aman está cercada por uma vasta área verde.  Entre as atividades desenvolvidas pelos militares da Academia, está a equitação e o polo.

O passeio começa na sexta-feira, com a saída do ônibus, partindo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), às 14h. A primeira parada é na cidade de Penedo, conhecida pelas belezas naturais e pelo clima típico de inverno. Após o passeio, o grupo seguirá para o Hotel de Trânsito da Aman, com hospedagem oferecida pelo Exército. A programação do primeiro dia termina com o jantar, na Academia.

No sábado, a programação tem início às 7h, com o café da manhã. O primeiro evento é a Formação dos Cadetes, que os associados da Amerj terão a oportunidade de assistir de um local privilegiado, com ampla visão da tropa. A visita segue pela instalações da Aman. Os visitantes conhecerão toda a estrutura da Academia, os dados históricos e as atividades que são desenvolvidas, na área intelectual, esportiva e de segurança. O passeio termina com o Almoço do Comandante, onde os associados serão recebidos pelo comandante da academia. O ônibus retornará às 13h.

História da Aman

A Academia Militar das Agulhas Negras já teve várias denominações. A primeira delas foi Academia Real Militar, criada pelo Príncipe Regente D. João. O início das atividades aconteceu em 23 de abril de 1811.  A data é considerada, oficialmente, como marco da formação sistemática de oficiais para o Exército Brasileiro.

A Academia Militar percorreu extenso caminho até chegar às suas instalações atuais, emolduradas pelo maciço do Itatiaia, onde sobressai o pico das Agulhas Negras. Os concludentes de seus cursos, ao longo deste caminho, ocuparam posições de destaque nas mais diversificadas funções da alta administração brasileira.

Inscrições

As inscrições já estão abertas. O associado pode fazer a solicitação pelos telefones 3133-2315 e 3133-2636. Tratar com Amélia Aben-Athar. Todas as inscrições serão confirmadas antes da visita, através de ligação telefônica, como forma de garantir a participação de todos os interessados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj