AMAERJ | 10 de abril de 2018 15:52

Juíza Alessandra de Souza Araújo receberá a Medalha Tiradentes

Titular da 1ª Vara Cível de Araruama, na Região dos Lagos fluminense, a juíza Alessandra de Souza Araújo receberá a Medalha Tiradentes. A Sessão Solene será na quinta-feira (19), às 10h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A magistrada será homenageada por ser uma “pessoa dotada de princípios e de grandes valores morais” e “por seu vasto e enriquecedor histórico, por sua brilhante atuação e pelos relevantes serviços prestados à população do Estado do Rio de Janeiro”.

Leia também: Professor Roger Findley recebe a Medalha Tiradentes na Alerj
Seminário da EMERJ sobre Novo CPC já tem mais de mil inscritos
Candidato ligado ao crime perderá registro, diz Fonseca Passos

A justificativa para concessão da medalha ressalta que a magistrada é formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pós-graduada em Direito Administrativo e Administração Pública. Desde 2014, é professora da Universidade Cândido Mendes (campus Araruama)  onde leciona Direito Administrativo I e II e Processo Administrativo. Também é professora de inglês. No TJ-RJ, atuou nas áreas cível, fazendária, empresarial e de registros públicos.

Alessandra foi Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, delegada da Polícia Civil e técnica do Judiciário Juramentado do TJ-RJ. Lecionou Técnica de Sentença na Escola da Magistratura (EMERJ), Direito Administrativo no Curso preparatório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (FESUDPERJ) e Introdução ao Estudo do Direito, Direito Civil, Direito Administrativo e Prática Forense nas Universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida, bem como, Direito Processual Penal no Curso Mega, em Nilópolis.

A magistrada publicou os seguintes artigos: “Foro por prerrogativa de função do Defensor Público” (Revista de Direito da Defensoria Pública RJ); “A Defensoria Pública na Tutela dos Direitos Meta-Individuais” (I Revista de Direito da ADPERJ); “Denunciação da Lide nas Ações de Responsabilidade Civil do Estado” (Revista de Direito do Tribunal de Justiça). Foi mediadora no Seminário “Inelegibilidade após a Lei da Ficha Limpa”, na Universidade Cândido Mendes de Araruama. 

A solicitação para concessão da Medalha Tiradentes e do respectivo diploma foi feita pela deputada Marcia Jeovani (DEM).