Loading

Lançamento do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli será na segunda (24)

  • Home
  • Notícias
  • Lançamento do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli será na segunda (24)

O lançamento do 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos acontecerá na próxima segunda-feira (24), em cerimônia virtual. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal de YouTube da AMAERJ a partir das 17h.

O evento terá a participação do presidente da Associação, Felipe Gonçalves, e dos juízes Marcia Alves Succi e Daniel Konder de Almeida, integrantes da Comissão Organizadora da premiação.

As inscrições foram finalizadas na segunda-feira (17), com 323 trabalhos. A categoria com maior número de inscrições foi Reportagens Jornalísticas, com 140 matérias, seguida por Trabalhos Acadêmicos (121 teses), Práticas Humanísticas (43 ações) e Trabalhos dos Magistrados (19 projetos).

A votação aberta aos magistrados para definir o Hors Concours foi encerrada no mesmo dia. A biomédica Jaqueline Góes de Jesus, uma das cientistas responsáveis pelo estudo que levou ao sequenciamento genético do coronavírus, será agraciada com a honraria.

A cerimônia de premiação acontecerá em 9 de novembro.

Sobre a premiação

Criado em 2012, o AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos já laureou 77 defensores da dignidade humana. O Prêmio celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. Titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, ela foi morta em 2011, em Niterói, por policiais militares.

O Prêmio tem o objetivo de identificar, disseminar, estimular e homenagear a realização de ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos na área.

O AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos tem patrocínio da Multiplan, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil-RJ (Anoreg-RJ) e do Grupo Coruja. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro apoiam a premiação.