As inscrições para a 7ª edição do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos serão abertas em 6 de agosto, no site www.www2.amaerj.org.br/premio. Com o tema “Direitos Humanos e Cidadania”, a premiação terá quatro categorias: Trabalhos dos Magistrados, Reportagens Jornalísticas, Práticas Humanísticas e Trabalhos Acadêmicos.
Aberto para todo o Brasil, o Prêmio prestigia iniciativas que contribuam para a sociedade. O prazo de inscrições termina em 15 de setembro.
Um júri composto por especialistas nas quatro áreas selecionará os trabalhos a serem premiados. Cada categoria terá cinco finalistas.
Criada em 2012, a premiação celebra a memória da juíza, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, morta em 2011, em Niterói, por policiais militares.
“Os 21 tiros com que os criminosos assassinaram covardemente Patrícia Acioli tentaram acuar e calar a magistratura do Rio de Janeiro, mas os juízes fluminenses não se dobram ao crime. A coragem de Patrícia Acioli não será esquecida. Esta homenagem é feita em nome de uma campeã dos direitos humanos, que em nome da Justiça, lutou para defender os direitos dos mais excluídos”, afirmou a presidente da AMAERJ, Renata Gil.
Em 2017, a AMAERJ premiou 19 defensores da dignidade humana e da cidadania, no Tribunal Pleno do TJ-RJ. Cerca de 200 pessoas participaram do 6º Prêmio, que reuniu magistrados, membros do Ministério Público, defensores, advogados, jornalistas, professores, líderes de movimentos sociais e estudantes, em novembro. A Associação homenageou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com o Prêmio Hors-Concours por sua notável atuação em defesa dos direitos humanos.