A valorização do juiz de primeiro grau, as eleições diretas no Judiciário e as prerrogativas da magistratura são os principais destaques do Brasil Justiça, programa produzido pela AMB e exibido semanalmente pela TV Justiça. Para falar sobre a temática desta edição, o entrevistado será o juiz do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) Antônio Araújo, que também é o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM). A última edição do programa exibiu uma entrevista com o presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes.
Araújo explicou na entrevista que o juiz de primeiro grau precisa ter condições de trabalho semelhantes às dos magistrados de segundo grau. “O número de processo e o volume de trabalho do juiz de primeiro grau são infinitivamente maiores, representam mais de 80% do total da magistratura. A gente busca condições apropriadas para que o juiz de primeiro grau possa desenvolver seu trabalho”, disse Araújo.
O quadro Vida de Juiz traz o depoimento de Marco Aurélio Xavier, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Ele conta como foi a sua trajetória até ingressar na magistratura. Já no quadro Ser Juiz, vamos conhecer como é ser magistrado no Acre. Quem vai falar sobre a realidade do seu estado é o juiz Giordane Dourado.
O Brasil Justiça é um programa da AMB, apresentado semanalmente pela jornalista Renata Brandão. As entrevistas abordam temas de interesse da magistratura e mostram ao público a Justiça muito além dos tribunais. É uma oportunidade de se discutir o futuro do Judiciário e sua importância para a sociedade.
Conheça o canal do Brasil Justiça no Youtube.
Veja aqui os programas anteriores.
Exibições: Inédito: Sexta-feira (18), às 19h30
Reapresentações: Sábado, às 6h30
Domingo, às 14h
Segunda-feira, às 22h
Fonte: AMB