Notícias | 01 de março de 2013 13:09

“Um Inimigo do Povo” faz nova temporada no CCPJ-Rio

Após o sucesso de público, a montagem do espetáculo “Um Inimigo do Povo”, do norueguês Henrik Ibsen, faz nova temporada, a partir de 5 de março, na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário. As apresentações vão até o dia 27 de março, as terças, quartas e quintas.

Integram o elenco: Marcello Escorel intérprete do protagonista Dr. Tomas Stockmann; Alexandre Mofati, como o prefeito Peter Stockmann; Paulo Japyassú, no papel do impressor Aslaksen; Eduardo Rieche vive o jornalista Hovstad; Nedira Campos como Catarina Stockmann; Antonio Alves dá vida a Morten Kiil; Janaína Prado e Diogo Salles completam a escalação nos personagens de Petra Stockmann e Capitão Horster.

teatro

A direção é assinada por Sílvia Monte. Segundo a diretora, “Um Inimigo do Povo é um clássico que provoca na plateia diversas reflexões, mas destaca como uma das principais a reflexão sobre a responsabilidade pública frente à grande maioria da população desprovida de educação e cultura”. O cenário e os figurinos são de Ronald Teixeira e a iluminação, de José Henrique. A montagem é uma produção do CCPJ-Rio, braço cultural do Tribunal de Justiça do Rio.

“Um Inimigo do Povo” foi publicado em Copenhague, em 1882, por Henrik Ibsen (1828-1906), considerado o maior dramaturgo do século XIX e conhecido por denunciar em sua obra a hipocrisia institucionalizada da sociedade de sua época. A estreia aconteceu em 1883, no Teatro Nacional em Oslo. A obra gerou grande repercussão e logo foi traduzida para dezenas de línguas e encenada em diversas partes da Europa. Desde sua estreia, a peça vem recebendo montagens no mundo inteiro. A adaptação mais conhecida da obra é a do dramaturgo americano Arthur Miller, escrita em 1950 para denunciar o período de “caça às bruxas” nos EUA durante a Guerra Fria, época na qual os possíveis comunistas ou simpatizantes – artistas, cientistas, intelectuais e professores – eram inquiridos, perseguidos e humilhados. Na década de 80, a tradução do inglês Christopher Hampton retoma Ibsen. A tradução portuguesa escolhida para atual montagem é de Pedro Mantiqueira.

Na peça, Tomas Stockmann, médico e idealizador da estação balneária de uma pequena cidade costeira da Noruega, descobre que as águas do local estão contaminadas. Seu irmão, Peter Stockmann, prefeito da cidade, ao perceber que a revelação do médico causará uma crise na economia da cidade e a desestabilização do seu governo, alia-se à imprensa e à classe média para manipular a opinião pública.

SERVIÇO

Datas: 5 a 27/3 (terças, quartas e quintas)

Horário: 19 horas

Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso

Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural

Telefones para informações: (21) 3133-3366/ 3133-3368

E-mail: ccpjrio@tjrj.jus.br

Capacidade: 54 lugares

Duração do espetáculo: 120 minutos/ com intervalo de 10 minutos

Recomendação etária: 10 anos

Fonte: O Fluminense