AMB | 23 de junho de 2022 15:01

TSE e Renata Gil recebem o Prêmio Faz Diferença, do jornal ‘O Globo’

Juíza Renata Gil recebe o prêmio | Foto: Alexandre Cassiano/O Globo

O Poder Judiciário e a democracia foram celebrados na cerimônia de entrega do Prêmio Faz Diferença, concedido pelo jornal “O Globo” e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Em Botafogo (Zona Sul do Rio), na noite desta quarta-feira (22), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi condecorado como Personalidade do Ano e a juíza Renata Gil, primeira mulher a presidir a AMAERJ e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), ganhou na categoria Mundo.

A premiação homenageou brasileiros de destaque pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos em 2021. Magistrada há 24 anos, Renata Gil foi laureada em decorrência da atuação no resgate das juízas afegãs ameaçadas de morte pelo regime Talibã.

A Lei Talibã é extremamente severa contra o sexo feminino, que inclui o apedrejamento de mulheres em via pública. Havia a possibilidade de as magistradas afegãs serem as primeiras atingidas com tal punição brutal, uma vez que algumas delas eram responsáveis pelo julgamento de extremistas. Preocupada com o destino que suas colegas de toga poderiam ter nas mãos dos talibãs, Renata Gil não pensou duas vezes: dedicou-se a buscar as magistradas e suas famílias.

Para conseguir a autorização para a vinda das afegãs, a presidente da AMB procurou o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e os ministros das Relações Exteriores e Justiça. Passada essa etapa, era a hora de obter os vistos humanitários das juízas. Segundo Renata Gil, ela e sua equipe cuidaram da elaboração de um plano estratégico para recebê-las, o que incluía as passagens e hospedagens delas e de familiares. No fim, o processo deu certo, apesar da tensão. Todas vivem em Brasília e estão empregadas.

“Hoje temos sete juízas afegãs no Brasil, mais 26 familiares. Pessoas que só chegaram com a mochila nas costas. As crianças de zero a seis estão aqui em escolas bilíngues e com planos de saúde. Tenho viajado muito, e o Brasil foi o único que fez este tipo de trabalho”, disse Renata Gil, emocionada.

Foto: Alexandre Cassiano/O Globo

A presidente da AMB ressaltou que o prêmio não é só dela, mas também dos colegas magistrados. “Recebi o prêmio em nome dos bravos juízes brasileiros e dos colaboradores da AMB. Registro o meu agradecimento às associações que se engajaram no projeto. Como sempre digo, nós somos a mudança que nos queremos no mundo. Obrigada, amigos.”

Natural de São Gonçalo, Renata Gil formou-se em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1994. Ela atuou nas Comarcas de Conceição de Macabu, Silva Jardim, Rio Bonito e Rio, onde é titular da 40ª Vara Criminal desde 2007.

Eleita pela primeira vez em 2015, Renata Gil presidiu a AMAERJ por dois mandatos consecutivos, de 2016 a 2019. Desde dezembro de 2019, é presidente da AMB, maior entidade representativa da Magistratura no país. Na entidade nacional, idealizou, ainda, a campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”.

Personalidade do Ano

Pela defesa de eleições transparentes, o TSE foi reverenciado como Personalidade do Ano. Na cerimônia, a Corte foi representada pelos ministros Edson Fachin, presidente do tribunal; Luís Roberto Barroso, que presidiu o TSE até fevereiro deste ano, e Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Estamos aqui por 22 mil servidores da Justiça Eleitoral, por 27 tribunais eleitorais, por 3 mil juízes eleitorais e 3 mil promotores. Mas, mais importante, por 150 milhões de eleitores brasileiros que dirão no dia 2 de outubro que a democracia é inegociável. O prêmio, em si mesmo, faz a diferença. A liberdade faz a diferença na democracia. O TSE não tombará do exercício das suas funções”, frisou Fachin.

Ministros representam o TSE na cerimônia | Foto: Alexandre Cassiano/O Globo

Leia também: Bezerra de Melo participará de seminário do STJ no próxima quinta (30)
Ministra Fátima Andrighi e magistrado alemão palestrarão na EMERJ
Pesquisa da AMB traçará o perfil das magistradas brasileiras