Notícias | 09 de fevereiro de 2015 14:06

Tribunal vai intensificar segurança em fóruns do interior e criar uma central de atendimento a magistrados

O TJ-RJ irá intensificar a segurança em fóruns do interior do estado com a instalação de mais câmeras de monitoramento. A medida foi anunciada na sexta-feira (6), pelo presidente do Tribunal, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, durante encontro com juízes do interior. Outra iniciativa será a criação de uma central de atendimento a magistrados, que irá receber as solicitações administrativas a serem resolvidas pelas diretorias, devolvendo a solução já pronta ao magistrado. “O juiz, assim, não vai perder tempo que devia estar sendo direcionado à jurisdição”, afirmou Luiz Fernando. O presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, também participou da reunião, realizada no auditório da Emerj.

upload_00029602

Presidente da Amaerj participou de encontro entre nova Administração do TJ-RJ e juízes do interior

Quanto a segurança, a previsão é que sejam instaladas novas câmeras em Itatiaia (20 de fevereiro), Rio das Flores (27 de fevereiro), Laje do Muriaé (6 de março), Cambuci (20 de março), Silva Jardim (3 de abril), Trajano de Moraes (17 de abril), Natividade (8 de maio), Porciúncula (22 de maio), Pinheiral (12 de junho), Rio Claro (26 de junho),  Santa Maria Madalena (17 de julho), São Sebastião do Alto (31 de julho), Sapucaia (14 de agosto), Sumidouro (28 de agosto), São José do Vale do Rio Preto (18 de setembro), Paraty (9 de outubro), Vila Inhomirim (23 de outubro), São Francisco de Itabapoana (13 de novembro) e Arraial do Cabo (27 de novembro).

No encontro, o desembargador Luiz Fernando anunciou os novos integrantes da administração e das diretorias, agradeceu a presença de todos, informou melhorias a serem implementadas para facilitar a atividade jurisdicional, ouviu reivindicações e afirmou que a ideia é que ocorram mais encontros como estes para maior interação da administração com os magistrados de primeiro grau. 

Entre as próximas ações, o magistrado destacou a visita aos Núcleos Regionais, começando pelo 10º NUR, na Comarca de Porciúncula, no dia 26 de março, seguida do 4º NUR (15 de abril), 1º NUR (8 de junho), 6º NUR (20 de julho), 7º NUR (1º de setembro), 5º NUR (15 de outubro) e 3º NUR (1º de dezembro).

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, disse que está de acordo com as medidas a serem implementadas pela Presidência e afirmou que, para melhorar a prestação jurisdicional, irá efetuar uma realocação de servidores entre os cartórios a partir de fevereiro. “São muitos os problemas a atacar. O primeiro grau vem padecendo há muito tempo de morosidade. Isso expõe o Poder Judiciário. Temos esta prioridade”, afirmou, destacando que o objetivo é atender a todos.

A 1ª vice-presidente, desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar, falou aos magistrados do interior sobre o papel da 1ª Vice-Presidência e pediu a colaboração de todos para minimizar problemas que vêm sendo enfrentados. O 3º vice-presidente, desembargador Celso Ferreira Filho, enfatizou que qualificar a prestação jurisdicional é o objetivo principal da alta administração do TJ-RJ.

O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, que também compareceu ao encontro, assinalou que a Emerj é parceira da administração do TJ-RJ e que o conselho consultivo da escola é composto tanto por desembargadores quanto por juízes, destacando a presença feminina no grupo.

Participaram também da reunião as juízas auxiliares da Presidência Adriana Ramos de Mello e Maria Tereza Donatti, entre outros.

Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas