Judiciário na Mídia Hoje | 15 de dezembro de 2021 15:44

Tribunal de Justiça do Rio lança site com informações para turistas que visitam o Estado

*Extra

O Tribunal de Justiça do Rio lançou nesta semana um site com informações para turistas que visitam o Rio e precisem de auxílio da Justiça durante a estadia. O projeto é chamado de “Turismo com o Judiciário”, e reúne também endereços e contatos de outras instituições, como delegacia de atendimento ao turista e da Polícia Federal.

A página já pode ser acessada em português, inglês, espanhol, francês e italiano. O projeto é pioneiro entre os tribunais do país, e também possui informações de como proceder em caso de extravio de malas e problemas com passagens aéreas

— Estamos em um momento de renascimento. A pandemia provocou um caos social, em todos os sentidos. Mais de 90% do setor de Turismo ficou parado por quase um ano e meio em que enfrentamos essa pandemia. Com a retomada, agora, precisamos partir para ações positivas que possam contribuir para a recuperação do potencial turístico da Cidade do Rio de Janeiro. Talvez nossa maior vocação seja essa. Hoje em dia não conseguimos um parque industrial que possa gerar tantas receitas quanto o turismo. Em vários países, como Portugal, Espanha, Itália e França, a receita proporcionada pelo turismo é fabulosa — afirma o presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

O desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, que fez parte do grupo de trabalho, destacou o diálogo para a criação do projeto. Para a elaboração da página foram feitas reuniões com profissionais do setor de Turismo para coletar informações sobre as principais demandas do turista individual, do turista que vem através de uma agência de viagens ou daquele que vem a negócios.

— De fato, o Poder Judiciário dialoga com vários setores da economia do Estado do Rio de Janeiro como Saúde e Transporte, mas o Turismo, que é um setor de importância vital, está relegado. Nunca houve uma aproximação dessa natureza — avalia o magistrado.

Para Paulo Senise, diretor do Convention & Visitors Bureau, o projeto pode ajudar a resgatar a credibilidade internacional em um dos setores mais afetados pela pandemia no Brasil.

— O turismo do Rio de Janeiro merece e precisa desse cuidado. Avalio que, talvez, tenha sido um dos três setores mais impactados diretamente pela pandemia. A ocupação hoteleira caiu 90%, a operação do turismo receptivo caiu 99%. Então, esse projeto, que tem como objetivo o cuidado com o turista, passa uma mensagem para o mercado e para o mundo de que o Rio de Janeiro está com iniciativas voltadas para o cuidado com o turista. O Brasil nunca esteve tão distante daquilo imaginado pelo turista internacional. Então, iniciativas desse tipo, realmente, surgem na hora exata. Situações como um pequeno assalto na calçada, a perda do passaporte, enfim, problemas que acontecem e que atingem, principalmente, o turista individual, muitas vezes desorientado. Esse projeto vai auxiliar muito os turistas que enfrentam esses transtornos — avalia.

Para o desembargador Luis Felipe Francisco, a iniciativa poderá ser replicada em outros estados:

— Trata-se de uma iniciativa pioneira e entendo ser necessária essa preocupação, não somente com o turismo internacional, mas também com o turismo interno. Entendo que, atualmente, o turismo está fragilizado em razão da pandemia que enfrentamos. Penso que essa conjugação de esforços com as entidades do setor de Turismo, assim como com os consulados, se apresenta mais que necessária — diz.

Leia também: Governador do Rio sanciona lei que eleva comarcas à entrância especial
Projeto do Tribunal do Rio ganha o Prêmio CNJ Juíza Viviane do Amaral
‘Medalha AMAERJ é a homenagem mais sensível que já recebi’, afirma Salomão