Responsável por cerca de 4.100 processos, a juíza Cassia Arueira Klausner da 1ª Vara de Família da Região Oceânica (Niterói), defende a instalação de uma nova Vara de Família na região, como determina lei 3.637. A lei, de 14 de setembro de 2001, criou tanto a 1ª quanto a 2ª Vara de Família da Região Oceânica. A 2ª nunca foi implantada.
“A 2ª Vara desafogaria o acervo e atenderia a uma das áreas de maior crescimento em toda a Região Metropolitana do Rio. Ela ainda não foi instalada”, disse ela.
A magistrada afirma que o crescimento urbano e demográfico aumentou a demanda e a distribuição judicial na Região Oceânica de Niterói. Ela refuta texto publicado na edição de maio do periódico “OAB-Niterói Notícias”. Como promove audiência em praticamente toda a semana, Cassia considera injustificável a afirmação de que costuma se ausentar do fórum. “O que é sugerido no texto é a criação de um expediente especial para atender exclusivamente aos advogados. O foco poderia ser a criação da nova Vara de Família para região”, observou a juíza.
Leia também: AMAERJ requer ao TJ melhorias nos gabinetes dos juízes
Em reunião aberta, juízes criticam Ato Conjunto 4/2019
Nova direção do IMB toma posse em cerimônia no Órgão Especial