O Fantástico acompanhou a rotina de juízes que vivem sob ameaça. A reportagem, exibida neste domingo (8), teve a colaboração da AMAERJ e destacou que cerca de 200 magistrados do país têm escolta policial. O Rio de Janeiro é o recordista com 28 casos. O programa da TV Globo entrevistou os juízes do TJ-RJ Daniela Barbosa, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, e Felipe Carvalho, da Vara Criminal de Magé.
Leia também: Revista FÓRUM: De toga e de escolta
A AMAERJ participou da realização da matéria, que mostrou a importância em debater e divulgar o tema. A associação indicou os magistrados e acompanhou as entrevistas.
Como prevenção, Daniela Barbosa diz que nunca senta de costas em um restaurante e que não tenho perfil em rede social. “A escolha foi minha. O Judiciário está aí para fazer o seu papel e as pessoas precisam acreditar. Mas, para isso, nós não podemos recuar diante de uma ameaça. Eu nunca pensei em desistir”, afirmou.
Para o juiz Felipe Carvalho, não é qualquer um que pode ser julgador. “O susto existe, só que ele passa”. Assista aqui a reportagem do Fantástico.