Brasil | 22 de julho de 2025 12:19

TJ-RJ sediará o Encontro Nacional de Corregedores-Gerais de Justiça

Corregedores Gilberto Barbosa (Rondônia), Claudio Brandão (Rio de Janeiro) e Luiz Antônio Fornerolli (Santa Catarina) | Foto: CCOGE

O Rio de Janeiro vai sediar o 96º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (Encoge), de 29 a 31 de outubro. A solenidade de abertura acontecerá no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no 10º andar do Fórum Central do Tribunal de Justiça (TJ-RJ).

“O Rio de Janeiro receberá os corregedores e suas equipes de todo o Brasil com muita organização e com muito respeito. Nós iremos sediar um grande encontro de corregedores”, afirmou o desembargador Claudio Brandão, corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro.

O magistrado recepcionou no TJ-RJ o presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), desembargador Gilberto Barbosa (corregedor-geral da Justiça de Rondônia), e o 1° vice-presidente do CCOGE, desembargador Luiz Antônio Fornerolli (corregedor-geral da Justiça de Santa Catarina). Eles realizaram a primeira reunião preparatória para o Encoge.

“Estamos impressionados com a qualidade do espaço. Será, com certeza, o melhor Encoge da história”, disse o presidente do CCOGE.

96º Encontro Nacional

Corregedores-gerais e juízes auxiliares de todo o país se reunirão para alinhar ações, compartilhar boas práticas e fortalecer a atuação das Corregedorias. Haverá palestras, oficinas, painéis e debates nos auditórios Desembargador Antônio Carlos Amorim e Desembargador Nelson Ribeiro Alves, no 4º andar.

As oficinas temáticas devem acontecer nas salas de aula da Escola de Mediação (EMEDI).

Simultaneamente, será realizado o 8º Fórum Nacional Fundiário, que promoverá o debate sobre a regularização fundiária no Brasil. O objetivo é fomentar soluções inovadoras para promover o acesso à Justiça.

(Com informações da CGJ-RJ)

Leia também: AMAERJ prestigia homenagem a desembargadoras do Rio no Prêmio EMERJ Mulheres do Ano
STF abre inscrições para vaga de juiz no Conselho Nacional do Ministério Público
STJ mantém decisão do TJ-RJ e cria precedente sobre assistência qualificada na Lei Maria da Penha