Notícias | 18 de abril de 2016 18:03

TJ-RJ escolhe três nomes da OAB para vaga de desembargador

Cópia de IMG_6503

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu, nesta segunda-feira (18), os advogados Francisco de Assis Pessanha Filho, Kátia Valverde Junqueira e Nilton César da Silva Flores para a lista tríplice de candidatos a desembargador, pelo quinto constitucional, na vaga destinada a membros da OAB/RJ. A relação será encaminhada ao governador em exercício Francisco Dornelles para a nomeação do ocupante da vaga, que foi aberta com a aposentadoria do desembargador Jorge Luiz Habib.

“Meu órgão de classe, a OAB, me reconheceu e me deu o privilégio de entrar em primeiro. No Tribunal, de onde tiro o
sustento da minha família em todos os dias, também fiquei em primeiro. Estou muito feliz. Independentemente dos três candidatos que o governador escolher, o Tribunal estará muito bem servido, porque são excelentes advogados”, disse Francisco Pessanha.

Kátia Junqueira foi escolhida pela segunda vez para integrar a lista tríplice. “Me sinto extremamente honrada, é um privilégio para poucos advogados esse reconhecimento da OAB e do Tribunal, onde os desembargadores entenderam que estou qualificada”, afirmou ela, que na última vez concorreu com Marianna Fux e Genilton Castilho.

Para Nilton Flores, é necessário dar maior atenção à primeira instância. “Foi uma lista muito disputada e de excelente nível. Fica aqui o meu compromisso com a magistratura em dar maior atenção à jurisdição de primeira instância.”

Além dos três escolhidos, a OAB tinha encaminhado também os nomes dos advogados Thiago Bottino do Amaral, Sérgio Eduardo dos Santos Phyrro e André Luís Mancano Marques.

Com um quórum de 137 desembargadores, a votação foi aberta e nominal. Já no primeiro escrutínio Francisco de Assis Pessanha Filho e Kátia Valverde Junqueira foram eleitos com maioria dos votos válidos. Francisco Pessanha recebeu 104 votos e Kátia, 95. Nilton César da Silva Flores e Sérgio Eduardo dos Santos Phyrro passaram a disputar a terceira vaga na lista do TJ-RJ. O resultado definitivo foi atingido em terceiro escrutínio, quando Nilton Flores recebeu 115.

quintooab

Votação

Francisco de Assim Pessanha Filho – 104 votos

Katia Valverde Junqueira – 95

Nilton César da Silva Flores – 87

Sérgio Eduardo dos Santos Phyrro – 68

Thiago Bottino do Amaral – 38

André Luís Mancano Marques – 28

 

2º escrutínio

Nilton César da Silva Flores – 83

Sérgio Eduardo dos Santos Phyrro – 58

 

3º escrutínio

Nilton César da Silva Flores – 115

Sérgio Eduardo dos Santos Phyrro – 22