Notícias | 05 de novembro de 2013 14:05

TJ-RJ empossa nova desembargadora

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) empossou ontem (04), a nova desembargadora Maria Luiza de Freitas Carvalho. A magistrada foi promovida à segunda instância do Judiciário fluminense por antiguidade para ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Ronaldo Assed Machado. O presidente da Amaerj, Cláudio dell´Orto, prestigiou a solenidade.

Novadesembargadora

Desembargadoras Maria Luiza de Freitas Carvalho e Leila Mariano | Foto: Alexandre Moreira

Em seu discurso a presidente da Corte, desembargadora Leila Mariano, deu as boas-vindas à nova desembargadora, “depois de 20 anos, a magistrada Maria Luiza chega a este Tribunal de Justiça seguindo os mesmos passos do seu pai, o desembargador Astrogildo de Freitas, com quem eu tive a honra de trabalhar no antigo Tribunal de Alçada quando eu ainda era funcionária”, afirmou a magistrada. “A experiência, a capacidade prática, a eficiência e a vontade de acertar da nova desembargadora serão muito importantes para este Tribunal”, completou a presidente.

A magistrada Maria Luiza de Freitas Carvalho se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atuou como advogada entre 1975 e 1984 e como Defensora Pública de 1985 a 1993. Aprovada no concurso público para a carreira da magistratura em 1993, foi nomeada para comarca de Araruama. Passou ainda por São João de Meriti, Nova Iguaçu, Itaguaí e Cachoeiras de Macacu.

Em setembro de 1998 assumiu a titularidade da Vara de Família de Santa Cruz e, em 2001, da 3ª Vara Cível do Méier. Foi, ainda, nomeada juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça em fevereiro de 2003. Desde outubro de 2007 atuava como juíza titular da 1ª Vara de Família do Méier.