Notícias | 24 de março de 2016 18:03

‘Sociedade quer nos dizer que basta de impunidade’, diz Daniela Barbosa ao receber Prêmio Faz Diferença

201603232309043282.jpg-G7B2L6C2B.1

A juíza Daniela Barbosa Assumpção, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, recebeu nesta quarta-feira (23) o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, na categoria Rio, por seu trabalho na Vara de Execuções Penais (VEP). Durante a cerimônia, realizada no Hotel Copacabana Palace, a magistrada chamou atenção para as últimas edições do prêmio, que também homenageou membros da Justiça: ela, o juiz federal Sérgio Moro (2014) e a ministra do STF Cármen Lúcia (2015). Para a juíza, essa é a mensagem da população que está cansada da impunidade e que confia no Judiciário.

| Assista aqui ao discurso da juíza

“A sociedade quer nos dizer que basta de impunidade e que acredita no Judiciário. E que a sociedade espera que as autoridades exerçam seu papel com firmeza e com rigor, além de rapidez, pois a Justiça lenta não é Justiça. Hoje vemos escândalos envolvendo vários partidos políticos e acredito que deveríamos parar para pensar onde nós erramos quando escolhemos nossos representantes”, disse a magistrada, que recebeu o troféu das mãos de Rolland Gianotti, editor de Rio, e Aguinaldo Novo, chefe da sucursal do Globo em São Paulo.

A 13ª edição do Prêmio Faz Diferença, uma iniciativa do Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), prestou homenagem aos brasileiros que mais se destacaram durante o ano de 2015.

| Assista aqui à reportagem do Jornal da Globo

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleita a personalidade do ano de 2015. Ela destacou a importância da liberdade de expressão, principalmente ‘nestes momentos difíceis’. “Erva daninha cresce sem precisar de cuidados, mas a democracia, como qualquer roseira, precisa ser regada todos os dias. Não basta a tesoura da poda, é preciso o cultivo da semente para fazer florescer um novo país de justiça para todos os brasileiros, para que a erva daninha da iniquidade, da corrupção, nunca prevaleça.”

201603232334443360.jpg-G7B2L6COO.1

Confira abaixo todos os premiados:

Personalidade do Ano: Cármen Lúcia
Ministra vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, foi relatora, em 2015, da ação que tratava da exigência de autorização prévia para a publicação de biografias no Brasil. Todos os ministros que participaram do julgamento acompanharam o voto da magistrada, que considerou condenável a censura prévia sobre biografias. “Censura é forma de cala-boca. Pior, (forma de) cala Constituição”, sentenciou a ministra.

País: Inês Etienne Romeu (In Memoriam)
Única sobrevivente da Casa da Morte, como passou a ser chamado o aparelho clandestino montado pelo Centro de Informações do Exército (CIE) em Petrópolis. Livre, Inês fez com que o Brasil passasse a saber da existência da Casa da Morte. Ela morreu em casa, aos 72 anos, em 27 de abril de 2015, vítima de insuficiência respiratória, edema pulmonar e infarto.

Rio: Daniela Barbosa Assumpção
Juíza da Vara de Execuções Penais (VEP), é conhecida como linha-dura. Ela acabou com as regalias e suspendeu temporariamente as visitas íntimas no Batalhão Especial Prisional.

Economia: David Neeleman
Empresário do ramo da aviação que ajudou a fundar a canadense WestJet, em 1996, e a americana Jet Blue, em 1999. Quase dez anos depois, voltou ao Brasil, para criar a Azul.

Mundo: Alexandre Amendoeira Nunes
Marinheiro carioca que comandava a fragata Barroso a caminho do Líbano quando recebeu um pedido de ajuda da guarda costeira italiana para auxiliar no resgate de 220 refugiados que estavam em um barco em risco.

Esportes: Adenor Leonardo Bacchi (Tite)
Treinador de futebol que conduziu o Corinthians a uma campanha irretocável no Brasileiro de 2015.

Sociedade/Sustentabilidade: Thelma Krug
Matemática e pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é primeira brasileira no comando do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.

Sociedade/Ciência e Saúde: Vera Cordeiro
Médica e clínica geral com especialização em psicossomática e fundadora da Associação Saúde Criança (ASC).

Educação: Patrícia Gomes de Azevedo
Diretora da Escola Municipal Haydea Vianna Fiuza de Castro, localizada numa das entradas da Favela do Aço, no bairro de Paciência, Zona Norte do Rio, colégio com a maior nota do Ideb, principal indicador de qualidade do ensino do Ministério da Educação, entre as escolas públicas da capital fluminense.

Segundo Caderno/Prosa: Nei Lopes
Escritor e compositor que se destacou em várias áreas em 2015, afirmando-se como um dos principais intérpretes da cultura afro-brasileira.

Segundo Caderno/+TV: Maria Júlia Coutinho (Maju)
Jornalista à frente das previsões meteorológicas dos telejornais da Globo, se tornou o rosto de uma luta antiga no Brasil: o racismo.

Revista O Globo: Os Oceanógrafos do Maqua
Alexandre Azevedo e José Laílson Brito lutam pela vida da população de golfinhos que reside na Baía de Guanabara.

ELA: Gisele Bündchen
Modelo mais bem-sucedida da história da moda que comemorou 20 anos de carreira em 2015. Entre um trabalho e outro, ela se dedica ao posto de embaixadora do Fundo das Nações Unidas para o Meio Ambiente e ao Projeto Água Limpa, que promove ações pela melhor qualidade da água no Rio Grande do Sul, estado natal da modelo.

Segundo Caderno/ Cinema: Anna Muylaert
Diretora do filme “Que Horas Ela Volta? ”, que ganhou apelo internacional e chegou a ser cotado como indicação ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro.

Segundo Caderno/Teatro: Claudio Botelho e Charles Möeller
Responsável pelas versões nacionais de grandes sucessos da Broadway e por criações originais. Em 2015, chegaram a ter quatro espetáculos em cartaz simultaneamente.

Segundo Caderno/Música: Gilberto Gil e Caetano Veloso
No ano em que celebraram 50 anos de carreira e amizade com a turnê mundial do show “Dois Amigos, Um Século De Música”, Gil e Caetano estiveram no epicentro das discussões sobre guerra e paz no conflito entre Israel e Palestina ao recusarem o boicote feito por outros artistas a Israel.

Segundo Caderno/Artes Visuais: Gilberto Chateaubriand
Maior colecionador brasileiro de arte e não se cansa de engordar sua coleção, abrigada em regime de comodato no Museu de Arte Moderna do Rio.

Desenvolvimento do Rio (Firjan): Invepar
Empresa responsável pelo principais projetos de mobilidade urbana em implantação hoje na cidade do Rio, sede das Olimpíadas de 2016.