Notícias | 30 de outubro de 2012 14:07

Seminário Internacional de Direito Penal e Criminologia começa hoje

Nesta terça-feira, às 17h, será aberto o Seminário Internacional de Direito Penal e Criminologia, no Auditório Antonio Carlos Amorim, na Emerj. O jurista alemão Claus Roxin, criador de algumas das teorias mais importantes do Direito Penal, será o palestrante único de hoje. O evento tem como organizadores a Amaerj, a Emerj, a Universidade Gama Filho e a Amperj, e como coordenadores o desembargador Luis Gustavo Grandinetti e o procurador da República Juarez Tavares.

O Auditório Antonio Carlos Amorim fica no Fórum Central do TJ-RJ, na Avenida Erasmo Braga, 115, 4º andar, Centro. Para quem não puder comparecer, o Seminário terá transmissão ao vivo pela internet, através do site da Amaerj.

Claus Roxin

O jurista de 81 anos, professor da Universidade de Munique – Alemanha, é considerado pela comunidade jurídica internacional uma referência dentro da área do Direito Penal e pela primeira vez estará no TJ-RJ.

Criador de algumas das teorias mais importantes do Direito Penal, formou-se doutor pela Universidade de Hamburgo em Direito Penal, Processo Penal e Teoria Geral do Direito e lecionou nas Universidades de Hamburgo, Göttingen e Munique. Ele é considerado o responsável por introduzir o “Princípio da Bagatela” e por desenvolver o “Princípio da Alteridade” no sistema penal.

Outras participações

O evento também recebe, em 31 de outubro e 1º de novembro, outros renomados juristas. Entre eles está o professor da Universidade de Frankfurt desde 1996, Dirk Fabricius. O também alemão leciona Direito Penal, Criminologia e Psicologia Forense em Frankfurt, além de ser autor do livro Culpabilidade e seus Fundamentos Empíricos. Entre as participações nacionais, o evento traz o jurista Luis Greco, um dos maiores nomes da nova geração do Direito Penal internacional. Seu currículo inclui mestrado e doutorado na Universidade de Munique – Alemanha,  sendo atualmente professor da instituição.

O evento traz ainda a participação do professor Antonio Martins (Universidade de Frankfurt), do jurista Alaor Leite, mestre e doutorando em Direito pela Universidade de Munique, e dos desembargadores Álvaro Mayrink da Costa e Luis Gustavo Grandinetti de Carvalho, ambos professores da Universidade Gama Filho (UGF); do juiz Rubens Casara, professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj); do promotor de Justiça Tiago Joffily, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); dos advogados Maurício Dieter, Juarez Cirino dos Santos e Jacinto Miranda Coutinho, todos professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além do procurador da República Juarez Tavares, que é pós-doutor pela Universidade de Frankfurt, professor titular de Direito Penal da UERJ e professor convidado das Universidades de Buenos Aires, Frankfurt e Sevilha (Pablo d’Olavide).

Confira a programação completa:

Clique na imagem para ampliar

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj