Notícias | 18 de novembro de 2014 13:50

Salão do antigo Tribunal do Júri de Niterói é reaberto ao público

O Salão do Tribunal do Júri do Antigo Palácio da Justiça em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, está novamente aberto ao público. A pedido do Museu da Justiça,  o espaço foi restaurado pelo Serviço de Manutenção de Materiais Permanentes da Diretoria-Geral de Logística do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 

O setor  recuperou adequadamente os padrões originais do espaço histórico de Niterói. A mesa principal, que apresentava símbolos distintos do original, voltou a ostentar o Brasão da República; e o tablado destinado ao Conselho de Sentença, que estava  infestado por cupins  e dispunha de espaço para apenas seis cadeiras, apresenta, agora, o espaço correto para sete assentos. 

Antes da reforma, o Salão do Tribunal do Júri  em Niterói estava sem condições de uso, impossibilitando a realização de júris simulados e de filmagens. Restaurações anteriores tinham alterado, equivocadamente, o local.

O Antigo Palácio da Justiça de Niterói está situado na Praça da República s/nº, Centro, e abriga o Serviço de Gestão do Museu de Niterói (DGCOM-SEGEN), unidade do Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelos espaços de preservação histórica do edifício nessa cidade. 

Fonte: TJ-RJ