AMAERJ | 19 de dezembro de 2022 10:13

Revista Fórum: Ministro Luiz Fux recebe a Medalha AMAERJ

Ex-presidente do STF e magistrado do Rio foi homenageado no TJ-RJ

A presidente Eunice Haddad condecora o ministro Fux | Foto: Matheus Salomão

Por Diego Carvalho

Magistrado de carreira e com mais de 40 anos de serviços prestados ao Direito brasileiro, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi homenageado no plenário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 17 de novembro. A presidente Eunice Haddad entregou a Medalha AMAERJ ao ministro, que integrou a Magistratura do Estado de 1983 a 2001.

“O ministro Luiz Fux pertenceu à Magistratura fluminense por 18 anos. Mas, na verdade, o senhor continua aqui, esta é a sua Casa. Aqui, viveu as agruras e as alegrias por que passam os magistrados de carreira. Trabalhou, aprendeu, cresceu, tornou-se um grande juiz e fez amigos de uma vida inteira”, discursou Eunice Haddad.

Fux recebeu a comenda em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao fortalecimento do Poder Judiciário. A presidente da AMAERJ ressaltou que o Rio de Janeiro e a Magistratura fluminense têm orgulho em vê-lo trilhar um caminho profissional tão importante e representativo.

“O ministro Fux presidiu com êxito o Tribunal Superior Eleitoral, o Conselho Nacional de Justiça e o STF, em um período terrível de pandemia, com muito equilíbrio, sensibilidade. Era o que precisávamos naquele momento no Judiciário e na sociedade. A postura e a liderança do ministro são exemplos para todos.”

Fux também recebeu placas do TJ-RJ, da Assembleia Legislativa do Estado, da Câmara de Vereadores do Rio, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Comovido, Fux agradeceu. “É um momento de muita emoção para mim. A origem da palavra homenagem significa um ato de gratidão, esse é o sentimento que me move hoje. A minha gratidão por Deus ter me colocado aqui nesse Tribunal há mais de 40 anos.”

“Para mim, não há honra maior para um homem público do que ser homenageado pelos seus iguais, em
seu lugar de origem, o meu querido Estado do Rio de Janeiro. Ser homenageado em minha casa de origem, esta instituição que me acolheu e forjou os meus valores éticos e morais, que me indicou o norte do amor ao bem e à justiça, mais do que um sentimento de júbilo, é um reencontro comigo mesmo”, afirmou Fux.

Confira aqui a revista completa.