Cultura | 17 de dezembro de 2021 13:17

Revista Fórum: Miami de novo

Até o posto salva-vidas tem estilo | Foto: Sílvia Fonseca

Praia, arquitetura art déco e lojas na mira dos brasileiros

Por Sergio Torres

Templo mundial do consumo, Miami não é só lojas de grifes e shoppings. Para o turista inteligente, as compras
são um complemento da viagem. O melhor de tudo é a praia cristalina em South Beach, onde a arquitetura no estilo art déco encanta pela conservação dos prédios baixos e a beleza das linhas.

Miami Beach é uma cidade-ilha ligada à Miami continental por pontes. A orla é uma maravilha. Fechada ao trânsito em parte de sua extensão, a avenida Ocean Drive é percorrida a pé ou de bicicleta. São parques, academias ao ar livre e museus, um deles especialmente dedicado ao art déco.

A maioria dos hotéis e restaurantes da orla funcionam em edificações clássicas desse estilo arquitetônico e de artes visuais criado na Europa no início do século passado e caracterizado pela combinação de elementos modernistas, talento e glamour. Observar a sequência de prédios (alguns deles centenários) coloridos e sóbrios, simultaneamente, é um deleite para o olhar. Repare que não há pichações. Nem uma sequer. O Distrito Art Déco consta do Registro de Lugares Históricos do governo dos EUA.

Exemplo do estilo art déco | Foto: Sergio Torres

Na areia, sem qualquer detrito visível (a coleta do pouco lixo deixado por banhistas acontece ao nascer do sol), a visão é esplêndida. O mar à frente se perde na linha do horizonte. Na praia de South Beach comprova-se que a Terra é redonda, diferentemente do que pregam brasileiros que nos envergonham. O sol nasce dentro do mar. Surge como uma grande bola de fogo, no formato e na cor de uma laranja graúda. As pessoas madrugam na praia para registrar a aparição solar.

A transparência do mar impressiona. São águas verdes e tranquilas, repletas de peixes que nadam entre os banhistas. South Beach é, ainda, uma espécie de paraíso das aves. Gaivotas e pelicanos instalam-se ali aos milhares. A revoada repentina dos pássaros faz até sombra na areia.

Para os que gostam de caminhadas, sugiro percorrer quilômetros e quilômetros na beira do mar, molhando os pés, observando a paisagem, parando para um mergulho. Com calma, sem pressa.

O viajante pode seguir no rumo norte pela areia e depois voltar pelo caminho exclusivo para pedestres e bicicletas (exclusivo, mesmo; não é uma faixa pintada no asfalto dos carros e ônibus).

Prédio art déco na Ocean Drive | Fotos: Sílvia Fonseca

A pandemia sempre à espreita e o dólar a quase R$ 6 ainda assustam, mas os brasileiros já estão de volta. Aqueles mais consumistas retornaram às lojas, shoppings e calçadões como a Lincoln Road em Miami Beach. A avenida é um circuito de vários quarteirões comerciais.

É muito importante para o brasileiro (e para todos no mundo) manter-se protegido da Covid-19. Ela persiste em todos os continentes. Não seria diferente nos Estados Unidos. O problema é que nem os norte-americanos mantêm o uso de máscaras. Somente nos transportes públicos ela é exigida. Nas ruas, restaurantes e lojas, as máscaras faciais já caíram em desuso. Uma lástima, porque elas protegem contra todas variantes do coronavírus.

Tenha cuidado, turista. Aproveite as delícias de Miami Beach, mas proteja-se.

Confira aqui a revista completa.