Em dois meses e meio à frente da AMAERJ, experimentamos os novos rumos sonhados ao lançar uma candidatura independente, apoiada por diversos segmentos da magistratura, numa demonstração de força e união. Apesar do momento difícil que o país e o Rio de Janeiro atravessam, conquistamos relevante espaço institucional, recolocando a AMAERJ em seu lugar de protagonismo nacional.
O trabalho no Parlamento de esclarecimento sobre as prerrogativas da magistratura, pilares do Estado Democrático de Direito, permitiu a ampliação do debate sobre o PL do Teto Temuneratório do funcionalismo público, e do PLP 257/2016, cujo objeto é renegociar a dívida dos Estados – com rigoroso e ilegal regramento de direitos dos servidores. O diálogo franco proposto pela AMAERJ permitiu o adiamento de votações para esclarecer pontos controversos dos textos, que influenciarão o destino da carreira nos próximos anos.
Na agenda propositiva, o deputado João Campos (PRB-GO), relator da PEC que estabelece Eleições Diretas nos Tribunais de Justiça, se comprometeu a pautá-la em breve. É um gesto de respeito à evolução natural do Judiciário.
Ampliando o relacionamento com outros Poderes e instituições, a AMAERJ passa a colaborar no Conselho de Defesa e Segurança da FIRJAN, e requereu seu reingresso na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.
A AMAERJ foi pioneira e organizou o primeiro movimento em “Defesa da Independência do Judiciário”, com mais de 200 magistrados vestindo toga, após questionamento de decisão do juiz federal Sérgio Moro pelo Sindicato dos Advogados de São Paulo no Conselho Nacional de Justiça,em afronta à natureza administrativa do CNJ.
A nova AMAERJ está inserida na era digital. Disponibiliza cursos oferecidos aos associados nas redes sociais e a divulga matérias de interesse da classe e da sociedade. Nosso site teve o acesso triplicado e nos tornamos fonte de informação para os grandes meios de comunicação do País.
Encontros esportivos e sociais, como campeonatos de futebol, clínicas de tênis, preparação de corredores, eventos com canoas havaianas e a criação de um Clube do Vinho já estão programados para congregar os colegas em ambiente externo ao tribunal.
A AMAERJ é a voz e a ação da magistratura fluminense. Tornaremos o Judiciário mais conhecido e transparente para ser bem compreendido pela sociedade, destinatária do nosso trabalho.
Boa leitura!