AMB | 14 de outubro de 2019 11:50

Revista FÓRUM: AMB elegerá novos presidente e conselheiros

Chapa AMB+Forte – Uma Só Magistratura | Foto: AMB

Magistrados reunidos em três chapas concorrerão nas eleições de 5 a 8 de novembro

Por SERGIO TORRES

Três chapas compostas por magistrados de todo o Brasil disputarão em novembro as eleições para os Conselhos Executivo e Fiscal da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no triênio 2020-2022. A votação será realizada pela internet, de 5 a 6 de novembro, e, por carta ou pessoalmente, em 7 e 8 de novembro.

Liderada pela presidente da AMAERJ, Renata Gil, a chapa “AMB+Forte – Uma Só Magistratura” foi a primeira a se registrar, em 4 de setembro, na sede da AMB em Brasília. Os integrantes da chapa entregaram a documentação ao presidente da Comissão Eleitoral Geral da AMB, Roberval Belinati.

Juíza há 21 anos, Renata Gil é a primeira mulher a presidir a AMAERJ. Ela dirige a entidade desde 2016, já em segundo mandato. Por duas vezes, foi vice-presidente da AMB (2011-2013 e 2017-2019).

Desde 2008 titular da 40ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Renata Gil atuou nas comarcas de Conceição de Macabu, Silva Jardim e Rio Bonito, municípios do Estado do Rio.

Formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Renata Gil integrou a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) e idealizou a Central de Assessoramento Criminal (CAC), cartório de funcionários “sem rosto”, iniciativa reconhecida como modelo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Chapa Unidade (da carreira) e (é) independência (da Magistratura) | Foto: AMB

A segunda chapa registrada é a “Unidade (da carreira) e (é) independência (da Magistratura)”. Ela é liderada pelo presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 12ª Região (Amatra 12), José Carlos Kulzer. A Amatra 12 é sediada em Santa Catarina. Entre as principais propostas da chapa está a igualdade no recebimento de benefícios previstos na carreira.

“É necessário que todos estejam recebendo os mesmos proventos e benefícios. Defendemos que a Magistratura precisa ter uma carreira única, com o mesmo subsídio, e que seja valorizada com a implantação do ATS [Adicional por Tempo de Serviço]”, disse Kulzer.

“Magistratura Independente” é a terceira chapa inscrita. Encabeçada pelo juiz do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) Luiz Gomes da Rocha Neto, a chapa foi registrada na Comissão Eleitoral Geral da AMB pelo juiz Eduardo Cubas, que compareceu na condição de procurador do candidato.

Leia aqui a revista completa.

Chapa Magistratura Independente | Foto: AMB