AMAERJ | 02 de dezembro de 2020 17:56

Reunião de presidente eleito do TJ-RJ com juízes é adiada pela pandemia

Presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, e presidente eleito do TJ, Henrique Figueira | Foto: Matheus Salomão

Em razão do aumento nos últimos dias do número de pessoas vitimadas pelo coronavírus na Região Metropolitana, o presidente eleito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Henrique Figueira, o presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves,e a presidente da 1ª Regional da Associação, Ana Paula Cabo Chini, decidiram pelo cancelamento da reunião que ocorreria na manhã desta quinta-feira (3) em Niterói.

No encontro, Figueira conversaria com magistrados das comarcas de Niterói e dos municípios vizinhos abrangidos pela Regional (São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim e Maricá).

O presidente eleito manifestou, em conversa com o presidente da AMAERJ, a intenção de visitar cidades no interior do Estado, a fim de dialogar com os magistrados de cada região e ouvir sugestões sobre a atuação do Judiciário fluminense.

A série de visitas e conversas começaria logo nesta quinta-feira, três dias após a eleição que definiu Henrique Figueira como futuro presidente do Tribunal no biênio 2021-2022. A posse deverá acontecer em fevereiro.

A partir do momento em que ficar constatada uma queda nos índices de contaminação, o encontro em Niterói voltará a ser marcado, assim como as visitas às demais comarcas interioranas. O mais provável é que a nova data seja fixada apenas após o recesso de fim de ano da Justiça do Estado do Rio.

Para o presidente da AMAERJ, é auspiciosa a iniciativa do presidente eleito de conversar com os colegas que atuam fora da capital.

“O primeiro grau de jurisdição é a porta de entrada do Poder Judiciário. É por onde os jurisdicionados começam a sentir se a prestação jurisdicional é efetiva. A proposta do desembargador Henrique Figueira de visitar os juízes e com eles dialogar faz surgir a expectativa de que a sua administração terá viés democrático, participativo, na construção de soluções para o atendimento das necessidades dos cidadãos, dos magistrados e do próprio Poder Judiciário”, disse Gonçalves.

Leia também: AMAERJ felicita Henrique Figueira, presidente eleito do Tribunal do Rio
Juízes do Rio estarão no Fórum Nacional da Infância e da Juventude

Convênio com Ágora Investimentos dá isenção em taxa de corretagem