Fundador e presidente da Andes (Associação Nacional de Desembargadores) entre 2008 e 2015, Luiz Eduardo Guimarães Rabello foi homenageado, na quinta-feira (28), com a inauguração de seu retrato na sede da entidade. “Estou emocionado, pois são 60 anos no Judiciário, fiz algumas coisas pelo Tribunal e agora recebo esta homenagem. Muito obrigado a todos”, disse o magistrado.
O diretor cultural do IMB (Instituto dos Magistrados do Brasil), Sylvio Capanema de Souza, elogiou a trajetória do desembargador Rabello. “Hoje saio daqui realizado. Aqui é uma casa de justiça, e não havia justiça maior do que a inauguração deste retrato. Você jamais será esquecido, este retrato nem precisava estar aí, você e sua obra estão aqui marcados nessas parede independente do retrato. Se há alguém que merece a nossa gratidão, é você, Rabello.”
O presidente da Amajum (Associação dos Juízes Militares), Edmundo Franca de Oliveira, reconheceu como justa a homenagem. “Para mim e para todos nós esse é um momento de alegria e festa, porque materializamos o reconhecimento do trabalho do desembargador Rabello, que desenvolveu um fecundo trabalho à frente da Andes, que marcou a sua administração.”
Rabello foi presidente do Tribunal de Alçada e responsável pela criação do Fundo Especial do TJ-RJ. Além dele, inauguraram o retrato os desembargadores Bartolomeu Bueno e Fernando Fernandy Fernandes. Também participaram da solenidade os magistrados Thiago Ribas Filho, ex-presidente do TJ-RJ, Roberto Guimarães, presidente do IMB, Bernardino Machado Leituga, José Roberto Lagranha Távora, Vany do Couto Faria, Valéria Maron, Jurandir de Sousa Oliveira e Walter Felippe D’Agostino.
(Com informações do TJ-RJ e da Andes | Fotos: Gustavo Lethier)