AMAERJ | 31 de janeiro de 2019 10:48

Relatório de Gestão AMAERJ 2018

Reeleita em 2017 com recorde histórico de votos (685), a chapa “Magistratura em Movimento”, liderada pela juíza Renata Gil, tomou posse em fevereiro de 2018 com o objetivo prioritário de trabalhar com afinco em defesa dos interesses da classe.

Na primeira gestão (biênio 2016-2017), a diretoria assumiu em meio a uma forte crise financeira no Estado do Rio de Janeiro e, no cenário nacional, acontecia a tramitação célere de projetos de lei que ameaçavam a autonomia do Poder Judiciário. Depois da atuação firme e ativa da AMAERJ e de associações estaduais, a magistratura teve suas prerrogativas preservadas.

A segunda gestão começou com o desafio de valorizar a categoria. Com um trabalho de intensa interlocução com representantes dos três Poderes, durante todo o ano, a Associação conquistou vitórias no STF (Supremo Tribunal Federal) e no Congresso que culminaram no necessário reajuste do subsídio, sancionado em novembro.

Além da atuação institucional em Brasília, a AMAERJ prosseguiu na defesa da magistratura no Rio de Janeiro, no Judiciário, no Legislativo e no Executivo. A visita inédita de dois presidentes do STF, Cármen Lúcia e Dias Toffoli, à AMAERJ mostrou o prestígio e a força da nossa Associação e dos magistrados do Estado.

Ao longo do ano, a Associação promoveu e participou de dezenas de atos, manifestações, reuniões, encontros, audiências, entrevistas e cursos.

Confira aqui as principais ações da gestão.