Vencedor do Prêmio Innovare 2015, o projeto “Apadrinhar – Amar e Agir para Materializar Sonhos” vai ganhar um site. O lançamento da página na internet será na segunda-feira (20), às 11h, no Museu da Justiça (Rua Dom Manuel 29, sala 501, Centro). Idealizador da iniciativa, o juiz Sérgio Ribeiro (Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ) quer mobilizar o Judiciário estadual para a campanha de apadrinhamento.
“Levar para os serventuários, chamá-los para aderir a esse projeto, vai fazer com que eles busquem nas Varas de Infância das localidades em que trabalham os juízes específicos. Assim, nós vamos conseguir efetivamente implementar o projeto no estado todo”, afirma Sérgio Ribeiro, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do TJ-RJ.
O projeto propicia a crianças e adolescentes, com esperanças remotas de reinserção familiar e adoção, a oportunidade de construir laços de afeto e apoio material, com possibilidades de amparos educacional e profissional disponibilizado por pessoas da sociedade civil que possuam disponibilidade emocional e/ou financeira para se tornar padrinho ou madrinha.
A campanha de Apadrinhamento inclui três modalidades:
· Apadrinhamento Afetivo – visita regular ao afilhado e convivência nos fins de semana, feriados ou férias escolares para proporcionar promoções sociais e afetivas;
· Apadrinhamento Provedor – oferece suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente;
· Apadrinhamento Prestador de Serviços – atende às necessidades institucionais das crianças e/ou adolescentes, conforme a sua especialidade de trabalho, sendo um fornecedor de serviços médicos, odontológicos, dentre outros.