Cultura | 16 de abril de 2021 16:46

Programa de História Oral contará a trajetória da Justiça Itinerante

Desembargadora Cristina Tereza Gaulia

Uma nova edição do Programa de História Oral do Poder Judiciário irá ao ar neste domingo (18) no YouTube. A diretora-geral da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), Cristina Tereza Gaulia, contará a história da Justiça Itinerante. A desembargadora coordenou o projeto, criado há 17 anos.

A entrevista, originalmente gravada em 2017, apresenta detalhes da implantação e do desenvolvimento da Justiça Itinerante. O primeiro ônibus adaptado para funcionar como cartório foi inaugurado em abril de 2004 e, desde então, proporciona acesso à Justiça para as pessoas mais necessitadas, em suas comunidades. Confira a entrevista na íntegra no canal do Tribunal de Justiça do Rio no YouTube.

Leia também: Magistrados manifestam apoio à campanha da AMAERJ e parceiros
Colóquio do CNJ e da OEA terá palestras de magistrados fluminenses
Inscrições na 18ª edição do Prêmio Innovare terminam em 30 de abril

O Programa de História Oral do Poder Judiciário, do CCMJ (Centro Cultural do Poder Judiciário – Museu da Justiça), nasceu de um projeto criado em 1998 pelo desembargador Luiz César de Aguiar Bittencourt Silva, falecido em 2011. A iniciativa tem como alvo resgatar, preservar e divulgar a história recente do Poder Judiciário por meio do testemunho de seus próprios agentes. Foram publicados nos últimos cinco meses, no YouTube, depoimentos de nove magistrados do Rio.

Atualmente, o programa é coordenado pelo desembargador Ronald dos Santos Valadares, membro da Comissão de Preservação da Memória Judiciária. Os sumários dos depoimentos são disponibilizados aos públicos interno e externo na página do CCMJ, no portal do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio). É possível ter acesso à íntegra das entrevistas, em transcrição ou em formato audiovisual, após solicitá-las pelo e-mail ccmj.seata@tjrj.jus.br.

Foto: TJ-RJ

Fonte: TJ-RJ