Notícias | 21 de março de 2013 16:58

Presidentes da Amaerj e da Câmara dos Deputados se reúnem em Brasília

O presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, esteve reunido ontem (20), em Brasília, com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Alves (PMDB/RN). O encontro contou com a presença de diversas lideranças da magistratura para tratar da Proposta de Emenda Constitucional 187/2012, conhecida como PEC das Diretas Já no Judiciário. 

Os magistrados presentes reivindicaram medidas para aprovação da PEC, que determina eleição direta das mesas diretoras dos Tribunais brasileiros, com participação de todos os magistrados vitalícios. O presidente dell’Orto aproveitou a oportunidade para pontuar o caráter inclusivo da iniciativa. “A medida é de extrema importância para a cidadania porque os Tribunais realizarão investimentos essenciais para o aparelhamento e funcionamento adequado da Justiça de primeiro grau”, afirmou o magistrado.

DELL E DEP HENRIQUE ALVES - DF

Representantes da Amaerj, Amma, Ajuris, Amarn, AMC, ACM, AMB com deputado Henrique Alves

 Durante o encontro, o presidente da Câmara dos Deputados se  mostrou sensível à luta dos magistrados. O deputado Henrique Alves afirmou que compreende a importância da democracia interna para o Judiciário e se comprometeu em pautar a discussão da matéria junto às lideranças da Casa.

 O encontro foi agendado a pedido da presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn), juíza Hadja Rayanne de Alencar. Na ocasião, o juiz João Ricardo dos Santos Costa, diretor do Departamento de Coordenação de Processos Judiciais da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), falou sobre a importância da PEC. Também estiveram presentes os presidentes das Associações de Magistrados dos Estados do Maranhão (Amma), Gervásio Santos;  de Santa Catarina (AMC), Sérgio Junkes; do Ceará (ACM), Ricardo Barreto, e do Rio Grande do Sul (Ajuris), João Ricardo. 

A Proposta também foi defendida pelo desembargador Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que foi acompanhado das magistradas do TJ-RJ Renata Gil, vice-presidente de Direitos Humanos, e Marília de Castro Vieira, diretora da Secretaria de Defesa de Direitos e Prerrogativas da AMB.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da Associação dos Magistrados do Maranhão