Notícias | 17 de novembro de 2011 14:22

Presidente e juízes do Tribunal de Justiça do Rio participam de lançamento de cartilha sobre drogas

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, participou, nesta quarta-feira, dia 16, do lançamento da cartilha “Prisioneiros das Drogas – Tudo o que você pensa que sabe sobre drogas”. O evento, organizado pelo Governo do Estado com apoio do TJ-RJ, aconteceu no Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, no Complexo do Alemão. A publicação faz parte do projeto Prisioneiros das Drogas, que nasceu de uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) e as faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha).

Em seu discurso, o presidente ressaltou a importância da parceria entre o Poder Judiciário, o Poder Executivo e a sociedade neste projeto que visa à prevenção às drogas, utilizando os professores e alunos, em suas comunidades, para instruir sobre os malefícios das drogas. “O que aconteceu aqui hoje é um fato de extrema importância para a sociedade, pois é o começo de uma parceria entre os Poderes Judiciário e Executivo e da sociedade”. O desembargador Manoel Alberto lembrou aos alunos que eles são responsáveis pelo futuro do país, e, juntamente com seus professores, eles irão orientar seus familiares e a comunidade sobre o mal que as drogas podem causar.

Um dos colaboradores da cartilha, o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho também esteve presente na solenidade e fez questão de frisar a importância da participação do Tribunal de Justiça do Rio neste trabalho de combate às drogas. Ele também informou que esta iniciativa contará com o envolvimento dos juízes das varas da infância e juventude, que vão trabalhar junto com a escola. “O Tribunal não poderia ficar de fora deste trabalho preventivo em relação às drogas. Pelo seu simbolismo, nós não poderíamos estar presentes somente nas medidas punitivas, como internação, mas também, devemos participar da prevenção juntamente com a sociedade, o Executivo e a escola”, disse o magistrado.

O evento contou ainda com a participação de outros representantes do Tribunal de Justiça do Rio, como os juízes Ivone Caetano, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital; Márcio Quintes Gonçalves, da 4ª Vara de Família de Niterói; Pedro Henrique Alves, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de São Gonçalo; Alexandre Teixeira de Souza, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso; Marcius da Costa Ferreira, da Vara da Infância e da Juventude da Capital; e Sandro Pitthan, auxiliar da Presidência.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ