Notícias | 16 de março de 2012 15:31

Presidente da Amaerj participa de reunião sobre Congresso Mundial de Justiça para a Sustentabilidade Ambiental

O presidente da Associação dos Magistrados do Rio (Amaerj), Cláudio dell’Orto, se reuniu com Bakary Kante, diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), nesta sexta-feira (16), para tratar da organização do “Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Direito para a Sustentabilidade Ambiental”. O evento será realizado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de junho. Além de Dell’Orto, participaram da reunião o presidente do TJ-RJ, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, a coordenadora de Meio Ambiente da Amaerj, juíza Simone Lopes da Costa, o assessor do ministro Herman Benjamin (STJ), Gustavo Carneiro e Arnold Kreilhuber, representante do PNUMA. O desembargador Elton Leme, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Amaerj, não pôde comparecer ao evento.

Arnold Kreilhuber, Bakary Kante, Manoel Alberto, Simone Lopes, Cláudio dell’Orto e Gustavo Carneiro, respectivamente. Foto: Amaerj

Após o encontro, os presidentes Cláudio dell’Orto, que coordena a participação dos magistrados brasileiros na Rio + 20, e Manoel Alberto apresentaram as instalações do Judiciário fluminense para o diretor do PNUMA. Bakary Kante conheceu e aprovou o novo Órgão Especial. “É fantástico, grande, bonito e confortável”, afirmou Bakary, que é responsável por promover a conservação e incentivar o uso consciente dos recursos naturais.

Para o presidente da Amaerj o Congresso é bom para o Rio e para os magistrados. “O evento é muito importante para a cidade e para os juízes que devem estar comprometidos com a prestação jurisdicional na matéria socioambiental”, disse Dell’Orto, que coordena a participação dos magistrados brasileiros na Rio+20.

Durante o dia, o magistrado também participará de reuniões com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com a coordenação geral da Rio+20 e com o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes.

Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Direito para a Sustentabilidade Ambiental

Patrocinado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), este Congresso Internacional reunirá juízes dos Supremos Tribunais, procuradores gerais, promotores públicos e outros representantes das comunidades do direito e da justiça nacional.

O objetivo deste evento é capacitar e equipar os agentes públicos da Justiça em estruturar os processos jurídicos nacionais no contexto da Lei Internacional, e em promover os objetivos do desenvolvimento sustentável. O Congresso faz parte da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj