Notícias | 26 de julho de 2011 15:01

Órgão Especial homenageia desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro

O desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, presidente da 2ª Câmara Criminal, recebeu homenagem pela sua aposentadoria na sessão de ontem, dia 25, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio. Com 37 anos de carreira, o magistrado completa 70 anos de idade no próximo dia 31 de julho e deixa a corte fluminense em função da aposentadoria compulsória prevista no art. 40, §1º, II, da Constituição Federal.

Para o presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, o homenageado foi sempre um exemplo de magistrado. “Vossa excelência dirigiu o tribunal sem perder uma de suas características principais que é ser afável”, afirmou referindo-se ao período em que o desembargador Murta Ribeiro foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio em 2007/2009.

Em seu discurso, o desembargador Bernardo Garcez ressaltou as qualidades do Desembargador Murta Ribeiro, dizendo que ele é o juiz ideal mencionado por Calamandrei. Ele falou ainda sobre a sólida formação moral do decano do TJ-RJ, cuja vida foi pautada nos valores da pátria, da família e da religião.

O subprocurador-geral de Justiça do Rio, Antônio José Campos Moreira, também proferiu algumas palavras em nome do Ministério Público estadual ao desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro. “Fica aqui nossa manifestação de apreço, respeito e admiração. Felicidade e saúde é o que o Ministério Público deseja a vossa excelência”, declarou.

Ao agradecer às homenagens recebidas, o desembargador Murta Ribeiro disse que deixa o TJ-RJ com a certeza do dever cumprido e de ter feito sempre o seu melhor. “Eu sou um homem que sempre procurou buscar na Justiça o ideal de servir ao próximo”, destacou.

Na ocasião, o presidente Manoel Alberto entregou ao desembargador Murta Ribeiro a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense. O objetivo da comenda é homenagear os magistrados que se aposentam por implemento de idade, em reconhecimento à sua dedicação ao Poder Judiciário.

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 4 de janeiro de 1967, o desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro foi nomeado juiz de Direito substituto do Estado da Guanabara em 6 de setembro de 1973, tendo atuado em vários juízos da Capital do Estado da Guanabara, hoje Estado do Rio de Janeiro, tais como 19ª, 18ª, 16ª, 6ª, 22ª, 10ª e 20ª Varas Criminais, 4ª e 6ª Varas de Família, 3ª Vara de Órfãos e Sucessões e na Vara de Execuções Criminais. Em 1986, foi promovido, por merecimento, ao Tribunal de Alçada Criminal e, em 1995, ao cargo de desembargador do TJ-RJ. Durante o biênio 2007/2009 assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça do Rio.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ

Leia mais:

| Festa em homenagem ao desembargador Murta Ribeiro na sede de Vargem Grande