Notícias | 13 de abril de 2012 18:12

Peça “O menino que vendia palavras” na Gávea

Parietal, Tetragonóptero, Catáfora, Epísio, Nacele, Gorgolão, Hoste, Matroca, Alforje. Alguém aí sabe o que isso quer dizer? Está aberta a temporada de caça aos significados. Para encontrá-los basta consultar ‘O menino que vendia palavras’. Ele pode não ter as respostas, mas seu pai, que é “o homem mais inteligente do bairro”, com certeza sabe. Eduardo Moscovis, Pablo Sanábio, Letícia Colin, Renato Linhares, Luciana Froés e Raquel Rocha formam o elenco do espetáculo.

Vencedor do prêmio Jabuti de 2008 como melhor livro de ficção, ‘O menino que vendia palavras’ conta a história de um menino (Pablo Sanábio) que tem muito orgulho de seu pai (Eduardo Moscovis), um homem culto, inteligente, que conhece as palavras como ninguém. Se os amigos do menino querem saber o significado de alguma palavra, é ao pai dele que sempre recorrem. A curiosidade das crianças é tão grande que o menino logo percebe: e se começasse a negociar o significado das palavras?

Para escrever esta história, o jornalista Ignácio de Loyola Brandão se inspirou em sua própria infância, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, nos anos 40. Seu pai, assim como o pai do personagem do livro, era um apaixonado pelas palavras que conseguiu formar uma biblioteca com mais de 500 volumes. Segundo Ignácio conta, foi o pai quem o incentivou a ler desde que foi alfabetizado. E revela outra verdade: sim, ele chegou a trocar com seus colegas de classe palavras por bolinhas de gude e figurinhas.

Após o término de cada apresentação, o palco se transforma em uma grande sala de leituras, com as crianças tendo acesso às obras que compõem o cenário. No palco, os atores podem ser ora crianças, ora adultos, gigantes, bichos, em um fascinante jogo de faz de conta. A montagem da peça tem forte apelo imagético, e a cenografia tem como base uma espécie de “biblioteca”, com cerca de 3 mil livros.

Teatro dos Quatro

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52 – Shopping da Gávea, 2º piso

Preço: R$50 – Quem doar um livro infantil em bom estado paga meia

Telefone: (21) 2274 9895

Horário de funcionamento: sábados e domingos, às 17h

Até 29 de abril

Fonte: Time Out