Notícias | 10 de maio de 2011 16:10

O Globo divulga voto “profético” do desembargador Wagner Cinelli

Um voto dado pelo desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, atualmente membro da 6a Câmara Cível e diretor do Departamento de Apoio aos Magistrados da Amaerj, ganhou repercussão na edição de sábado 7 de maio da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo. O desembargador foi autor do único voto favorável ao pedido de um casal de lésbicas para serem declaradas oficialmente mães de uma criança. A 4a Câmara Cível negou o pedido. O voto de Cinelli foi dado em fevereiro, a três meses, portanto, da histórica decisão do STF em favor dos direitos civis dos casais gays.

Em sua conclusão, o desembargador foi profético: “Muitas vezes, a recusa hoje é apenas o direito do futuro. Às vezes, o futuro está mais próximo do que se poderia pensar.”

Veja as notas publicadas na coluna do Ancelmo Gois. (A segunda nota cometeu uma imprecisão, ao informar que o desembargador Cinelli teria dado a “sentença”, quando na verdade, como revisor do processo, ele foi autor de um voto contrário à decisão final.)

Duas mães

Um casal de lésbicas pediu a Justiça do Rio, ano passado, que as duas fossem declaradas mães de uma criança. É que uma delas doou óvulos, que foram fecundados por inseminação artificial, e a outra os recebeu e gerou o bebê.

O pedido foi negado em fevereiro agora, três meses antes da decisão do STF que reconheceu a união gay.

Mas…

O desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, que na época estava na 4ª Câmara Cível, que votou contra o pedido, foi profético em sua sentença:

– Muitas vezes, a recusa hoje é apenas o direito do futuro. Às vezes, o futuro está mais próximo do que se poderia pensar.

Fonte: O Globo, Coluna do Ancelmo Gois