Destaques da Home | 16 de maio de 2017 13:05

Novos juízes visitam Delegacia de Atendimento à Mulher

Os novos juízes do TJ-RJ, que participam do Curso de Formação Inicial da EMERJ (Escola da Magistratura), visitaram na sexta-feira (12) o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) e a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam-Centro). A visita técnica foi acompanhada pela coordenadora do curso, juíza Adriana Ramos de Mello (1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital).

O grupo foi recebido pela diretora do Ciam, Cristina Fernandes, e pela delegada do Deam, Gabriela Von. Elas explicaram o funcionamento dos órgãos. A juíza Adriana Ramos de Mello ressaltou a importância das visitas técnicas para a formação do juiz que inicia a carreira na magistratura.

“A partir desse conhecimento prático, os novos juízes podem vivenciar a realidade, entender como funciona, por exemplo, a rede de proteção, não só das mulheres, mas a proteção geral, e como funcionam os serviços sociais do Rio de Janeiro. São os juízes que vão lidar com mazelas sociais e precisam saber interagir e integrar essa grande rede”, disse.

Com duração de quatro meses, o Curso de Formação ministra 582 horas/aula aos juízes, em aulas teóricas e vivências técnicas com experiências práticas relacionadas à atividade judicante. O objetivo é proporcionar aos novos magistrados formação específica para a atividade da magistratura, desenvolvendo as habilidades necessárias para o pleno exercício da prestação jurisdicional.

(Com informações da EMERJ)

Leia mais:

Revista FÓRUM: Os vitoriosos – Perfil dos novos juízes