Notícias | 25 de outubro de 2012 13:19

Nova edição do Justiça em Números mede eficiência do Judiciário

O Relatório Justiça em Números 2012, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), traz nova metodologia de avaliação das informações do Poder Judiciário, que vai permitir medir a eficiência de cada tribunal em relação aos outros. A publicação utiliza infográficos e novos métodos estatísticos para facilitar a compreensão dos dados e a comparação entre os tribunais.

A divulgação do relatório 2012 ocorrerá em um seminário internacional de avaliação dos dados e troca de experiências, que será aberto às 19 horas da próxima segunda-feira (29/10) pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto. Em seguida, os conselheiros Carlos Alberto Reis de Paula, José Guilherme Vasi Werner e Jefferson Kravchychyn farão a apresentação dos resultados da publicação.

O seminário continua na terça-feira (30/10), no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e será aberto a diversos segmentos da sociedade, contando com a participação de representantes dos outros poderes, de universidades e centros de pesquisa.

A diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Janaína Lima Penalva da Silva, ressalta que os dados estatísticos são fundamentais para o planejamento, a gestão e a avaliação de desempenho do Judiciário, além de contribuir com a transparência da Justiça.

O evento é também uma oportunidade para a troca de experiências entre os tribunais brasileiros e de outros países, que adotam sistemas semelhantes de pesquisa. Na terça-feira (30/10), o primeiro painel contará com a participação de Timothy K. Doble, Administrative Office of the United States Courts (USA), Richard Schauffler, National Center for State Courts (USA), e Ricardo Lillo, Centro de Estudos Judiciários da América (CEJA).

No segundo painel, Aurélio Wander Bastos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tania Rangel, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Rio); Juliana Pereira da Silva, Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON/MJ); e Janaína Penalva debaterão as políticas judiciárias. A programação da parte da tarde será aberta com um painel sobre transparência e abertura das informações, que terá a participação de Elliot Christian, United State Geological Survey (USGS); Mercedes Crosas (Harvard University); Vania Vieira, do Departamento de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU); e Paulo Justiniano, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O último painel, sobre projetos pilotos e a nova metodologia do Justiça em Números, contará com a participação de Erick Andrade, diretor estratégico do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe; Fábio Porto, juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; Liz Criciny, secretária de planejamento estratégico e gestão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; Marcos Barbosa, diretor de informática do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região; e Bárdia Fonseca, diretora do Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional. O debate ficará a cargo do secretário-geral do CNJ, Francisco Alves Júnior, e do diretor técnico do DPJ, Rondon Porto.

Fonte: Agência CNJ de Notícias