Nesta sexta (22), quando o Teatro Nathalia Timberg for inaugurado na Barra, a atriz que dá nome ao novo espaço teatral da cidade sobe ao palco para estrear a peça “33 variações”, texto do venezuelano Moisés Kaufman que já foi sucesso na Broadway e por aqui ganha direção de Wolf Maya.
Nathalia Timberg interpreta o papel que foi de Jane Fonda em 2009 (e que lhe valeu a indicação ao Tony Awards), o de uma musicóloga que viaja pelo mundo em busca de pistas para desvendar o mistério do motivo pelo qual Ludwig van Beethoven compôs 33 variações para a valsa criada por um então obscuro compositor, Anton Diabelli. Na pele de Beethoven está o próprio Wolf Maya, que também divide o palco com Tadeu Aguiar (que vive Diabelli), Lu Grimaldi, Flávia Pucci, Gil Coelho e Gustavo Engracia, além de dez estudantes de arte dramática.
No espetáculo, a composição “33 variações em sol maior, opus 120”, que acabou sendo considerada uma das principais obras de Beethoven, ganha a luxuosa interpretação da pianista Clara Sverner, convidada por Nathalia para compor a montagem.
— Independentemente do que a gente possa fazer com a peça, ir ao espetáculo já vale nem que seja apenas para ver Clara tocar — brinca Nathalia, que diz que a peça deve unir os públicos do teatro e da música. — O que é interessante é que este musical, que aposta em uma linguagem de exceção e que poderia se ter como erudito, ganha uma leveza inesperada e insuspeitada — conclui a atriz, que traduziu o texto de Kaufman.
Serviço: ’33 Variações’
Temporada: De 22 de janeiro até 17 de abril; sextas e sábados, as 21h30, e domingos, as 19h
Local: Teatro Nathalia Timberg – Avenida das Américas, 2000 – Barra da Tijuca
Estreia: 22 de janeiro
Gênero: Musical Erudito
Preço: R$ 100,00 (Plateia) – R$ 60,00 (Balcão)
Classificação: 14 anos
Mais informações: tel. 21-3388 5864
Com informações do Rio Show