Notícias | 26 de julho de 2011 15:02

Mutirão de conciliação no Tribunal de Justiça do Rio alcança 100% de acordos com bancos

A conciliação chegou para ficar no Tribunal de Justiça do Rio e mais uma vez alcançou um resultado de 100% de acordos com três empresas participantes. No mutirão realizado nesta segunda-feira, dia 25, o Banco do Brasil, o Bradesco e o Banco IBI conseguiram conciliar em todos os processos. Já a C&A Modas Ltda. realizou 78% de acordos. No mutirão realizado no dia 17 do mês passado, a CEG também alcançou o índice máximo de conciliações.

As audiências de 170 processos foram antecipadas em até de três meses. “A realização desses mutirões constituem um incentivo para as empresas conciliarem. Quero destacar a importância dessa iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio e agradecer a oportunidade de participar deste projeto”, elogiou o representante do Departamento Jurídico dos bancos Bradesco e IBI, Atílio Augusto Segantin Braga.

Outra pessoa que saiu satisfeita do mutirão foi Luciana de Jesus Castro, que entrou com um processo contra o IBI devido a uma cobrança não autorizada em sua fatura no valor de R$ 3,99 mensais, referente a um seguro “Proteção Total Farmácia”, que prometia descontos de até 70% em medicamentos. Além de não ter contratado o seguro, todas as vezes que a cliente tentou usá-lo as farmácias lhe negaram o desconto. No mutirão, ficou decidido que ela vai receber R$ 1.500,00 de indenização e o desconto na fatura será cancelado. “Não achei que iria resolver tão rápido. O acordo foi bom, sempre que tiver algum problema deste tipo vou preferir conciliar”, afirmou Luciana, que entrou com o processo em abril deste ano e viu seu problema ser resolvido três meses depois, graças à antecipação da audiência.

Os mutirões da Justiça Estadual estão sendo realizados no Centro de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis do TJ-RJ, localizado no 1º andar, sala 103, corredor D do Fórum Central, sob a coordenação do Desembargador Antonio Saldanha Palheiro, Presidente da Comissão dos Juizados Especiais.

No próximo dia 29, sexta-feira, as empresas Oi/Telemar, Hermes/Compra Fácil e Tim participarão de mais um mutirão no Tribunal de Justiça do Rio.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ