Notícias | 15 de março de 2013 10:15

Museu MAR exibe mostra sobre a evolução da cidade do Rio

O recém-inaugurado Museu de Arte do Rio – MAR apresenta, até 28 de julho, de terça a domingo, das 10h às 17h, a exposição Rio de Imagens – Uma paisagem em construção. A mostra descortina um olhar sobre a representação da cidade ao longo de quatro séculos. A partir de cerca de 400  peças — da cartografia ao vídeo, passando por pintura, gravura, desenho, fotografia, escultura e objetos de design —, a exposição enfoca a criação de um imaginário sobre a cidade, seus desdobramentos e transformações.

 

botelho-avenida-central-rio-janeiro-1910

 Botelho – Avenida Central – Rio de Janeiro – 1910

São destacadas obras de arte que contribuíram para formar uma iconografia da paisagem carioca, por meio de uma seleção que vai do início do século 19 até os dias de hoje (sendo a maioria oriunda de coleções particulares, o que torna ainda mais especial a oportunidade de vê-las reunidas).

Entre os mais de sessenta artistas participantes, estão nomes formadores da arte brasileira, como Burle Marx, Castagneto, Dall’Ara, Di Cavalcanti, Facchinetti, Goeldi, Iberê Camargo, Ismael Nery, Lívio Abramo, Manabu Mabe, Pancetti, Segall, Tarsila, Taunay, Thimóteo da Costa, Vieira da Silva, Vinet e Visconti, juntamente com representantes de destaque da arte contemporânea. Salas especiais revelam tesouros da produção de panoramas, mapas e artes aplicadas.

 O percurso conta ainda com três instalações multimídia, criadas especialmente para a exposição, que ajudam o visitante a imaginar a cidade em sua dimensão histórica e afetiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do Guia da Semana e do MUSEUMAR.COM