Notícias | 24 de agosto de 2012 16:01

Mostra reúne estátuas espalhadas por prédios e ruas do Rio

Depois do sucesso da mais recente exposição urbana, com estátuas do artista espalhadas por São Paulo em junho passado, a primeira mostra solo do premiado escultor londrino Antony Gormley chega agora ao Rio. O Centro Cultural Banco do Brasil recebe vários trabalhos do artista com o objetivo de traçar um panorama dos quase quarenta anos de carreira de Gormley. São cerca de 100 obras, 50 maquetes, 9 gravuras, 25 fotos, 6 vídeos e 11 obras, uma exposição que ocupa quase todo o prédio do CCBB e fica em cartaz até 23 de setembro.

 

Nascido na Inglaterra, o artista ganhou notoriedade pelo trabalho que desenvolve, suas esculturas inspiradas no corpo humano viraram imagem de marca e não passam despercebidas aos olhos de quem passa por elas nas ruas. O trabalho de Gormley confronta as noções de espaço e o seu trabalho com a forma humana explora a forma como o próprio corpo se movimenta. O que ganha destaque no seu trabalho é a variedade e riqueza em como cada uma das esculturas interage com o espaço onde é colocada. É esta a instalação que promete ser um ponto alto da exposição no Rio. “Event Horizon”, feita de ferro fundido e fibra de vidro, reúne 31 esculturas de homens nus, 27 espalhadas por prédios e 4 fixadas em calçadas no centro carioca.

Na mostra, com curadoria do designer Marcello Dantas, o público poderá ainda ver trabalhos como “Loss”, “Drift III” e “Ferment” além de três obras feitas especialmente para exposição do Brasil: “Mother’s Pride IV”, “Breathing Room IV” e a inédita “Sum”. A glorificada “Critical Mass II”, de 1995, também estará presente na mostra, uma das instalações mais celebres de Antony é formada por 60 corpos em 12 poses diferentes e ficará exposta na parte superior do museu.

Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro

Horário de funcionamento: Ter-Dom 9h às 21h

Até 23 de setembro

Entrada franca

Fonte: TimeOut