Notícias | 28 de janeiro de 2013 11:00

Juristur beneficiou mais de 800 estudantes em 2012

O projeto Juristur/Conhecendo o Judiciário, da Amaerj, recebeu 866 estudantes no último ano. Através do programa, 610 alunos de ensino fundamental e médio e 256 universitários de Direito visitaram as instalações do Judiciário fluminense e conheceram, na prática, o funcionamento do Fórum. Em parceria com o TJ-RJ, a Secretaria Municipal de Educação e a Fetranspor, 24 instuições de ensino do estado participaram do projeto.

Nas visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Antigo Palácio da Justiça, a Biblioteca do TJ-RJ, o Tribunal do Júri, o Tribunal Pleno, as Câmaras Cíveis e Criminais. Os alunos ainda conversaram com magistrados e realizaram julgamentos simulados. Idealizado pelo juiz Paulo Jangutta, diretor de Assistência da Amaerj, o Simulado Recursal foi a novidade do projeto em 2012.

O Juristur recebeu estudantes de 17 instituições de ensino fundamental e médio: Escolas Municipais Princesa Isabel, Von Martius, Nicarágua, Escultor Leão Veloso, Carlos Lacerda, Alberto José Sampaio, Coelho Neto, Paulo Brito, Anísio Teixeira, Bolívar, Orsina da Fonseca e Ridavávia Correa, Colégio João de Barros, Escola Padre Leonardo Carrescia, Rede MV1, Escola Verde Limitada e Escola Anglo-Americano.

Também participaram do projeto sete faculdades de Direito: Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade Gama e Sousa, Universidade Candido Mendes (Ucam), Universidade Gama Filho (UGF), Faculdade São José e Faculdade CNEC.

O juiz Joel Pereira dos Santos é o coordenador do Juristur e a advogada Francisca Lima é a responsável pela logística do programa. As inscrições para o Juristur 2013 estão abertas pelo e-mail juristur@amaerj.org.br ou pelo telefone 3861-1127.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj