AMAERJ | 11 de novembro de 2022 21:56

Magistratura nacional elege o juiz Frederico Mendes Junior presidente da AMB no triênio 2023-2025

Integrantes da chapa “Combatividade, Coragem e União”

O juiz Frederico Mendes Junior, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), foi eleito por aclamação, na noite desta sexta-feira (11), presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no triênio 2023-2025.

Líder da chapa única, “Combatividade, Coragem e União”, Mendes Junior teve 6.030 votos válidos. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, integra a chapa vitoriosa. Ela passa a ser, a partir da posse em 12 de dezembro, vice-presidente Legislativa da AMB. A posse será no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

Ao discursar, o presidente eleito saudou a atual presidente da maior entidade representativa da Magistratura brasileira, a juíza Renata Gil, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Presidente da AMAERJ em duas gestões (2016-2019), Renata Gil preside a AMB desde 2020.

“Renata fez a AMB popstar. Botou a AMB nos degraus mais altos da internet. Muita fibra, muita coragem. Renata não saiu da luta um dia, um minuto. A gestão da Renata cumpriu da melhor forma possível esta confiança outorgada a ela pela Magistratura brasileira. É uma magistrada sensível, trabalhadora. Renata deixa seu nome escrito na história da AMB com muito louvor”, disse o presidente eleito.

Mendes Junior afirmou, ainda, considerar “algo tão honroso” a escolha de seu nome pelo “conjunto da Magistratura brasileira”.

Juízes Frederico Mendes Junior e Renata Gil

Renata Gil, também em discurso, disse que a classe, ao eleger Frederico Mendes Junior, demonstrou que sua “gestão foi exitosa”.

“O resultado disso foi essa votação expressiva”, disse a atual presidente, que historiou sua participação e da Mendes Junior no movimento associativo.

O presidente eleito já esteve à frente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) por duas gestões.

“Fred conhece bem o movimento associativo. Coordenou comigo a implantação do auxílio-saúde e a acumulação de acervo nos Estados, e tem trabalhado firmemente no Congresso pela aprovação do nosso VTM. Está, portanto, bastante credenciado para avançar na melhoria da nossa carreira”, concluiu Renata Gil.