Notícias | 19 de dezembro de 2012 14:36

Magistratura do Rio: 75 são aprovados na primeira prova discursiva

O Tribunal de Justiça do Rio divulgou nesta terça-feira, dia 18, o resultado da segunda etapa de provas do XLIV Concurso para a Carreira da Magistratura estadual. Dos 297 candidatos que fizeram a primeira prova discursiva, 75 foram aprovados. Estavam habilitados para esta fase 326 candidatos, mas 29 deixaram de comparecer. A próxima etapa será a realização da prova discursiva de prática de sentença, também de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada nos dias 2 e 3 de março de 2013.

O resultado foi anunciado no plenário do Órgão Especial, no 10º andar do TJ-RJ, pelas desembargadoras Leila Albuquerque e Gilda Carrapatoso e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, que abriu a sessão. Ele parabenizou os candidatos que vieram acompanhar a abertura dos envelopes e destacou a presença dos ex-presidentes do TJ, os desembargadores Gama Malcher, Humberto Manes, Thiago Ribas Filho, Marcus Faver e Miguel Pachá.

“Nós estamos aqui na presença de cinco ex-presidentes do Tribunal de Justiça, algo que nunca houve, e também do arcebispo da cidade do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, do padre Sérgio Costa Couto e dos 1º e 3º vice-presidentes, desembargadores Nametala Machado Jorge e Antonio Eduardo Ferreira Duarte. Eles vieram prestigiar esta sessão de identificação das provas. Eu estou muito orgulhoso porque no último concurso nós tivemos um número muito grande de elogios dos candidatos”, afirmou o desembargador Manoel Alberto.

Segundo o presidente do TJ do Rio, o sucesso do concurso se deve ao trabalho da comissão responsável pelo certame. “Eu tenho muito pouca participação nisso. Minha contribuição foi escolher as pessoas certas para os locais certos. Eu não sei cozinhar, mas sei quando a comida é boa. E, por isso, escolhi os melhores para ocupar as diversas atividades para a realização de um concurso como este. Não houve um recurso, não houve uma reclamação”, disse o presidente do TJ.

O XLIV Concurso para a Carreira da Magistratura fluminense recebeu 5.552 inscritos e, na primeira etapa de provas objetivas, realizada em setembro, foram aprovados 326 candidatos. Além das provas objetivas e discursivas, os candidatos serão submetidos à sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico, de caráter eliminatório; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ