AMAERJ | 29 de junho de 2016 19:02

Magistrados organizam trekking para a Pedra de Itaipava em julho

Pedra de Itaipava (3)

O sucesso do trekking para a Pedra do Sino, que reuniu cerca de 20 juízes e parentes no dia último 19, levou os magistrados a promover em 24 de julho uma nova trilha. O objetivo agora será chegar ao pico da Pedra de Itaipava (a 1.369 m de altitude), na Região Serrana. Para o organizador do evento, juiz Ronald Pietre, será mais uma oportunidade de confraternização da classe.

Pietre, da 2ª Vara Cível de Itaipava, ressalta que o trekking será completamente diferente desta vez. “Não é uma subida suave como a da Pedra do Sino. Gastaremos metade do tempo. Entretanto, é um trilha fechada com mato esbarrando e que exige um bom condicionamento físico, em virtude da completa exposição ao sol e o fato de ser um verdadeiro ‘toca pra cima’.”

Os interessados em participar do trekking devem entrar em contato com o magistrado pelo e-mail ronaldpietre@tjrj.jus.br. O juiz estima que a trilha, pelos 2,5 km de extensão da montanha, vai durar aproximadamente duas horas e meia. A caminhada será em bate-volta, com apoio da AMAERJ e orientação técnica do Centro Excursionista Petropolitano.

Bairro de Petrópolis, Itaipava quer dizer “pedra que chora” em língua tupi-guarani, como referência à montanha. A origem do nome se deve ao fato de a Pedra ter um caminho d’água que escorre por uma das faces da rocha, em períodos de chuva.

O principal atrativo da Pedra de Itaipava é a vista panorâmica para o centro de Itaipava, a Serra dos Órgãos e outras montanhas da região, como a Maria Comprida e a Pedra do Cantagalo.

AMAERJ - Pedra do Sino - 19-06-2016 (23)