O Judiciário é o poder em que a população mais confia e aprova. É o que revela o “Estudo do Poder Judiciário”, que será lançado em 2 de dezembro, às 9h30, na FGV-Rio (Fundação Getulio Vargas), em Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro). A pesquisa, que retrata a visão da sociedade sobre o Judiciário, é coordenada pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marco Aurélio Bellizze e subcoordenada pela presidente da AMAERJ e presidente eleita da AMB, Renata Gil.
Segundo o estudo, o Judiciário é o único em que mais da metade dos entrevistados (52%) disse confiar. O Executivo conta com a confiança de 34% e o Legislativo, 19%.
“Quanto maior o conhecimento sobre o Poder Judiciário, melhor a avaliação. A pesquisa é uma ‘foto’ do momento. E este é um momento em que se discute qual é o papel do Judiciário. O estudo vai trazer resultados favoráveis que serão certamente ferramentas utilizadas pelo Supremo na condução do destino do Judiciário”, afirmou o ministro Bellizze.
Leia também: Juiz Felipe Gonçalves é eleito presidente da AMAERJ para o biênio 2020/2021
Presidente eleito prega união para que juízes voltem a ter valor reconhecido
TJ-RJ publica editais de promoção, remoção e Plantão Judiciário
O estudo é feito pela AMB (Associação de Magistrados Brasileiros), pelo cientista político Antonio Lavareda e pela FGV. Foram entrevistadas 2,5 mil pessoas. “Precisamos avaliar a opinião da sociedade para que o Judiciário possa evoluir e ficar cada vez mais forte e independente”, afirmou Renata Gil.
A pesquisa foi discutida, em 2018, em encontro com a participação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, no Rio de Janeiro. “O Poder Judiciário deve ter segurança jurídica e previsibilidade. Assim como a pesquisa ‘Quem somos. A magistratura que queremos’, este estudo será um marco histórico. As pesquisas são importantes para sairmos do achismo. Precisamos saber de que forma o cidadão vê o Judiciário”, disse Toffoli na reunião.
De acordo com Antonio Lavareda, o estudo apresentará o diagnóstico da imagem da Justiça brasileira baseado nas funções do Judiciário, na percepção da sociedade, na relação com os demais poderes e na oportunidade de melhorar a comunicação com o cidadão.
Marco Aurélio Bellizze, Renata Gil e Antonio Lavareda participarão do lançamento do estudo, que também contará com as presenças do ministro do STJ Luis Felipe Salomão, do presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e do desembargador do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) Elton Leme. Confira abaixo a programação completa: