Notícias | 14 de dezembro de 2012 16:32

Magistrados e servidores recebem a Medalha Emerj

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro comemorou seu 24º aniversário nesta quinta-feira, dia 13, com a entrega de 21 medalhas a magistrados e servidores que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica, ao Judiciário e à sociedade. A solenidade ocorreu no Auditório Antonio Carlos Amorim, no 4º andar do Palácio da Justiça. “É muito difícil fazer a seleção para prestar esta homenagem, pois muitas pessoas são merecedoras”, disse a diretora-geral da Emerj e presidente eleita do Tribunal de Justiça do Rio para o biênio 2013/2014, desembargadora Leila Mariano.

A mesa do evento foi formada pelos desembargadores Ricardo Couto, Milton Fernandes,Edson Aguiar Vasconcellos, Maria Augusta Vaz de Figueiredo; Letícia Sardas, presidente eleita do TRE-RJ;  Nametala Jorge, 1º vice-presidente do TJRJ; Jessé Torres; Sergio Cavalieri, ex-presidente do TJRJ; além da diretora da Emerj.

Na abertura, a desembargadora Leila Mariano explicou o significado da comenda e disse que a criação da escola deve-se ao sonho e àluta do desembargador Claudio Vianna de Lima, que percebeu a necessidade de se formar os juízes. Quanto à solidificação da escola, como uma referência acadêmica, é mérito de todos os diretores-gerais, ressaltouela. “A Emerj formou em seus cursos vários de nossos magistrados. Temos alunos de todo o Brasil, exercendo suas funções de uma forma melhor, graças à qualidade de seus professores e também à dedicação de seus servidores”, comemorou.

A diretora citou ainda as atividades recentes da Emerj. Segundo ela, a escola participa da formação dos novos juízes, através do curso intensivo que tem duração de quatro meses. Além disso, todos os magistrados vêm freqüentando a escola, pois necessitam fazer 40 horas de cursos específicos.

A magistrada aproveitou para fazer um balanço dos dois anos em que esteve à frente da Emerj. Houve a implantação dos cursos de pós-graduação e a ampliação dos cursos de extensão, com a disponibilidade de cursos de Direito de diversas especialidades, como o Marítimo. “Assim, a escola tem sido freqüentada por profissionais de outros ramos”, explicou.  Ela informou que está sendo criado o Núcleo Felipe Augusto de Miranda Rocha, desembargador aposentado do TJRJ, para apoiar pesquisas empíricas em várias universidades. “A Emerj ingressa,assim,no universo da pesquisa”, explicou.

A desembargadora finalizou contando a suasatisfaçãoem dirigir a Emerj durante os dois anos. “Espero ter contribuído para o crescimento da escola e para o aperfeiçoamento de nossos alunos”, concluiu.

Foram condecorados com a Medalha Emerj: os desembargadores Antonio Jayme Boente; Cláudia Telles de Menezes; Celso Ferreira Filho; Benedicto Ultra Abicair; Denise Levy Tredler; Elizabete Alves de Aguiar; Heleno Ribeiro Pereira Nunes, representado por seu filho Heleno Ribeiro Pereira Nunes Filho; José Roberto Portugal Compasso; Kátia Maria Amaral Jangutta; Luiz Felipe Miranda de Medeiros Francisco; Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes; Maria Inês da Penha Gaspar; Maria Sandra Rocha Kayat Direito; Nanci Mahfuz; Nascimento Antônio Povoas Vaz; Reinando Pinto Alberto Filho; Ronaldo Assed Machado; Luiz Grandinetti; o juiz Sérgio Seabra Varella, representado por sua filha Luiza Varella; os servidores Donatila Arruda Câmara do Vale; Andrea Maria Humberto Lopes Alves D’Amico e Nei Monteiro Neves.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ