Os desembargadores Guaraci de Campos Vianna e Maria Regina Fonseca Nova Alves e a juíza Maria Daniella Binato de Castro receberam ontem (1) a Ordem do Mérito Judiciário 2015, entregue pelo Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (TRT-RJ), no Centro Cultural Banco do Brasil.
Para homenagear as personalidades que tenham se destacado em prol de suas atividades na seara trabalhista ou prestado relevantes serviços à cultura jurídica, o TRT-RJ promove a tradicional entrega da insígnia, criada em 2004. Segundo a presidente do TRT-RJ, esta é uma forma de “incentivar a continuidade dos projetos e trabalhos das pessoas em prol da Justiça trabalhista fluminense e brasileira”.
Nos dias de hoje, em tempos de crise econômica, é grande o desafio da Justiça do Trabalho. A afirmação é da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (TRT-RJ), a desembargadora Maria da Graça Cabral Viegas Paranhos. “Quanto maior a crise, maior é o desemprego, e com isso o cidadão corre para a Justiça do Trabalho na garantia de seus direitos. Então nós, juízes, temos que trabalhar muito para procurar a melhor maneira de assegurar os direitos aos cidadãos”, disse.
A Ordem do Mérito Judiciário é constituída de quatro graus. No grau Grã-Cruz foram agraciados o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão e o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da Primeira Região, Fábio Goulart Villela. Para Gonçalves, a homenagem engrandece o compromisso no âmbito da Justiça do Trabalho. “No direito como um todo, em qualquer situação, predomina a missão de apaziguar os conflitos sociais”, disse. Para Brandão, a Ordem representa “um estímulo e reconhecimento em prol de projetos na Justiça”.
No Grau Grande Oficial, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), receberam a honraria os desembargadores Guaraci de Campos Vianna e Maria Regina Fonseca Nova Alves; o procurador-geral do município do Rio de Janeiro, Fernando Santos Dionísio; o presidente do TRT-18, desembargador Aldon do Vale Alves Taglialegna; a presidente do TRT-4, desembargadora Cleusa Regina Halfen; o presidente do TRT-15, Lorival Ferreira dos Santos; a presidente do TRT-2, Silvia Regina Ponde Galvão Devonald; o presidente do TRT-23, Edson Bueno de Souza; o presidente do TRT-8, Francisco Sérgio Silva Rocha; as desembargadoras Ana Paula Pellegrina Lockmann e Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla (TRT-15), Flávia Simões Falcão (TRT-10) e Virgínia Malta Canavarro (vice-presidente do TRT-6); e o desembargador do TRT-6 Ivanildo da Cunha Andrade.
No Grau Comendador, foram premiados a jornalista e colunista social Márcia Peltier; a juíza do TJ-RJ Maria Daniella Binato de Castro; o diretor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Bernard Rajzman; o superintendente estadual do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, Marco Túlio Moraes da Costa; a presidente do Rio Solidário, Maria Lucia Horta Jardim; e o procurador federal Walter Baere de Araújo Filho. Também foram premiados o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Primeira Região, Paulo Guilherme Santos Perissé; o procurador do Trabalho da Primeira Região, Patrick Maia Merísio; a juíza do TRT-4 Andrea Saint Pastous Nocchi; o juiz do TRT-1 Cláudio Carrera Filho; a procuradora regional do Trabalho da Primeira Região, Deborah Silva Felix; o juiz titular da Quinta Vara Federal do Rio de Janeiro, Firly Nascimento Filho; o juiz do TRT-1 Hugo Schiavo; os servidores do TRT-1 Dulcinéia de Oliveira Coelho, Bruno Henrique Fernandes Fonseca, Carlane Crescente Dias Rocha de Moraes, Carlos Augusto de Carvalho Torres, Célio José Boaventura Cotrim, Clarice Casz Orlean, Cristiano Nascimento Osório, Jane Barboza, José Aprígio Tavares Sampaio, Marcelo Ribeiro de Brito, Roseane Ferreira Donner e Ruth Helena Soares Mauês; o funcionário do TRT-1 Antonio Alves Filho; e os advogados Alexandre Sigmaringa Seixas, Aloizio Perez, Celso Braga Gonçalves Roma, João Pedro Ferraz dos Passos, Jorge Sylvio Ramos de Azevedo, Luiz Carlos da Silva Loyola, Luiz Henrique do Amaral e Marcus Vinícius Cordeiro.
Fonte: Amaerj com informações do Jornal do Commercio